Sem categoria

CC nomeia comissão da 2ª Conferência sobre a Questão da Mulher

Reunido no último final de semana (sábado e domingo), em São Paulo, o Comitê Central do PCdoB nomeou a comissão que será responsável por organizar a 2ª Conferência Nacional do Partido sobre a Questão da Mulher. A comissão coordenará a organização e estruturação do encontro.

Também ficará sob a responsabilidade da comissão — constituída por Liège Rocha, Ana Carolina Barbosa, Ana Maria Rocha, Julieta Palmeira, Lúcia Rincon, Walter Sorrentino, Fabiana Costa, Lúcia Stumpf, Raimunda de Souza Gomes (Doquinha), Daniele Costa, Denise Carvalho, Olgamir Amâncio e Elza Campos — a elaboração do documento que será discutido no processo de realização da Conferência.

O texto terá como base os subsídios emanados dos 3 Grupos de Trabalhos – teórico, político e de partido – e deverá ser aprovado na próxima reunião do Comitê Central, em dezembro deste ano, quando também será, oficialmente, convocada a 2ª Conferência.

Segundo a resolução aprovada pelo CC nos dias 17 e 18 de setembro, o Partido vem obtendo avanços, tanto no campo teórico e da luta de ideias — resultado das deliberações decorrentes da primeira Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, realizada em março de 2007. O documento ressalta ainda o crescimento da ação política e a inserção das mulheres em diversos segmentos – parlamento, gestão pública, movimento social, mecanismos de controle social – e ainda no âmbito do Partido, onde as comunistas ocupam 30% dos cargos de direção.

O processo de Conferência, integra o Art. 54 do Estatuto do PCdoB que diz que “o Comitê Central convocará periodicamente uma Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher para elaborar e implementar políticas sob a ótica de gênero, consoante com as demandas da emancipação da mulher e sua participação na luta transformadora, bem como na vida partidária”.

Leia abaixo a íntegra da resolução:


Resolução sobre o processo de realização da 2ª Conferência Nacional do PCdoB Sobre a Questão da Mulher

O Partido Comunista do Brasil-PCdoB em seu Estatuto, no Art. 54, diz que “o Comitê Central convocará periodicamente uma Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher para elaborar e implementar políticas sob a ótica de gênero, consoante com as demandas da emancipação da mulher e sua participação na luta transformadora, bem como na vida partidária”.

O PCdoB vem obtendo avanços, resultado das deliberações decorrentes da I Conferência, tanto no campo teórico e da luta de ideias, como na sua ação política e inserção em diversos segmentos – parlamento, gestão pública, movimento social, mecanismos de controle social – e ainda no âmbito do Partido, onde as comunistas ocupam 30% dos cargos de direção.

O PCdoB considera que, apesar da ampliação do leque de conquistas das mulheres, é necessário avançar mais e mais na luta pela emancipação das mulheres.

Diante desta realidade e visando impulsionar o processo de construção da II Conferência Nacional do PCdoB Sobre a Questão da Mulher, o Comitê Central, em sua reunião realizada nos dias 17 e 18 de setembro,

Resolve:

1. Nomear a Comissão Organizadora da II Conferência, que coordenará a sua organização e estruturação, assim como terá a responsabilidade de elaborar o documento que será discutido no processo de realização da Conferência e estará assim constituída: Liège Rocha, Ana Carolina Barbosa, Ana Maria Rocha, Julieta Palmeira, Lúcia Rincon, Walter Sorrentino, Fabiana Costa, Lúcia Stumpf, Raimunda de Souza Gomes (Doquinha), Daniele Costa, Denise Carvalho, Olgamir Amâncio e Elza Campos.

2. O documento terá como base os subsídios emanadas dos 3 Grupos de Trabalhos – teórico, político e de partido.

3. O documento deverá ser aprovado na próxima reunião do CC, em dezembro, quando também será, oficialmente, convocada a II Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher.

4. A Comissão Organizadora também será responsável pela elaboração do documento final, que deverá ser aprovado na II Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher.

São Paulo, 18 de setembro de 2011.
Comitê Central do PCdoB