UNE debate em Fortaleza Plano Nacional de Educação

A União Nacional dos Estudantes (UNE) no Ceará realizou na última segunda-feira (19), no auditório da Reitoria da UFC, o debate "Educação tem que ser 10 – Por um PNE a Serviço do Brasil”. Dentre os participantes, o Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) além de estudantes, professores e gestores educacionais.

A qualidade de ensino e a luta por 10% do PIB para investimento no setor educacional foram pontos de destaque no debate, em que foram discutidas as formas de participação dos estudantes na luta por um PNE comprometido com maiores avanços para a educação. “Precisamos de unidade nesse movimento e de ampla mobilização para aprovar o PNE que queremos”, destacou o deputado federal Chico Lopes, membro da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, na Câmara dos Deputados.

Daniel Iliescu considera que “os muitos avanços da educação nos últimos anos não são favores; são conquistas dos movimentos”. O Presidente da UNE citou empecilhos para investimentos na educação. “O principal obstáculo a que o Brasil consiga hoje investir 10% do PIB na educação é o projeto de País, que ainda usa 44% do PIB pra pagar dívida pública”, avalia. Para Iliescu, a luta do PNE transcende a educação. “É uma luta pelo modelo de desenvolvimento para o nosso País. Precisamos romper com algumas amarras que limitam a possibilidade de o governo avançar em rumo progressista”.

Bandeira

Iliescu lembrou que o debate sobre o PNE vem sendo feito há pelo menos dois anos. A atividade faz parte da campanha nacional que os estudantes promovem pelo investimento de 10% do PIB para Educação. “As divergências existem, mas o que nos une, nos unifica, é muito mais poderoso. Os 10% do PIB para a educação são a bandeira mais poderosa que já vi no movimento estudantil para mobilizar a sociedade. E a vinculação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação é uma grande estratégia para isso”, considera.

A União da Juventude Socialista (UJS), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) de vários cursos contaram com representantes no debate, assim como os mandatos do senador Inácio Arruda, do deputado federal João Ananias e da vereadora de Fortaleza Eliana Gomes, todos do PCdoB.

PNE

O Plano Nacional de Educação (PNE) é composto por dez diretrizes e 20 metas divididas em estratégias, que têm como objetivo garantir a qualidade da Educação no País. Ele trata de temas como a valorização do professor, a universalização do ensino, a ampliação dos recursos para a área, entre outros.

O Movimento PNE pra Valer vem promovendo, ao longo deste ano, debates em municípios de várias regiões do Ceará, com apoio da Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

De Fortaleza,
Dalwton Moura (com edição do Vermelho/CE)