Bombeiros do Rio comemoram anistia

Os bombeiros do Rio de Janeiro comemoram a anistia, concedida hoje pela Câmara, aos policiais militares e bombeiros que participaram de movimentos reivindicatórios em junho deste ano. Muitos esperavam que era uma questão de tempo para que ela fosse aprovada. Agora, o texto aguarda sansão da presidente Dilma Rousseff.

“Muitos colegas ficaram aliviados com a anistia, porque aguardavam a medida para terem suas promoções de carreira efetivas. Uma boa parte esperava pela anistia para dar sequência ao plano de carreira. Já outra parte, que eu me enquadro, acreditava que ela aconteceria em algum momento, por ser o mais justo. Era uma questão de tempo”, afirmou o cabo André Luiz Schirmer da Silva, do Corpo de Bombeiros do Rio.

A anistia aprovada na manhã de hoje se refere aos crimes tipificados no Código Penal Militar (Decreto-lei 1.001/69) e beneficia 437 bombeiros e dois policiais militares do Rio. A anistia administrativa já havia sido dada pelo governador Sergio Cabral, no final de junho. Profissionais punidos de outros 12 estados também foram anistiados.

Na sexta-feira, às 18h, acontecerá nova assembleia para traçar novos rumos da categoria, que reivindica salário de R$ 2 mil; fim da política de gratificações; auxílio transporte e melhores condições de trabalho. “Além de discutir os próximos passos, a assembleia também é para agradecer a todos envolvidos e mobilizados pela anistia”, justificou Schirmer. A reunião acontecerá no Clube dos Portuários – rua Francisco Bicalho, 47, Rio de Janeiro, RJ.

Acampados

Para marcar a continuidade das mobilizações, um grupo de 30 pessoas vem se revezando, desde o dia 30 de agosto, em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). “O pessoal está se revezando no acampamento. Já estamos lá há 22 dias na Alerj para lembrar a nossa luta”, disse o cabo do Corpo de Bombeiros.

Deborah Moreira, da redação do Vermelho

Veja também vídeo com depoimento dos bombeiros acampados na Alerj: