Dia da Árvore: Moradores mobilizados em defesa de área verde

Nesta quarta-feira (21/09), no Dia da Árvore, moradores, estudantes e membros de entidades populares dos bairros Monte Castelo, Ellery e São Gerardo realizam uma manhã de atividades na área verde do pólo de lazer da Av. Sargento Hermínio. A iniciativa é do projeto Pontinho de Cultura em parceria com a Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo, Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz e Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza.

Segundo Lili Uchoa, coordenadora do Pontinho de Cultura e integrante do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz, na programação café da manhã coletivo a base de frutas. Caminhantes e participantes dos grupos de ginástica do Corpo de Bombeiros também participarão do encontro. Alunos de escolas públicas e particulares se encontrarão no local para ouvir histórias e refletir sobre desmatamentos e construções que ameaçam o pólo de lazer e outras áreas verdes da cidade.

Ao lado do pólo está em andamento uma construção de prédios que foi embargada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) pois, segundo o órgão, não tem licenciamento ambiental nem alvará de construção e ainda estaria avançando sobre a área de preservação do riacho Alagadiço.

Parque Rachel de Queiroz

Lili informa que o projeto do Parque Rachel de Queiroz também será apresentado e defendido durante a atividade. O projeto prevê a recuperação e preservação do riacho Alagadiço e de suas áreas verdes com a implantação de espaços para uso da população dos 21 bairros da região oeste. “Há quase dez anos o projeto circula nas gavetas da Prefeitura e a população da região aguarda a iniciativa do poder público municipal para impedir que os últimos espaços verdes da região caiam nas garras da especulação imobiliária”. A área verde da Av. Sargento Hermínio integra o primeiro dos 15 trechos do projeto que acompanharia o percurso do riacho até sua foz no rio Maranguapinho, bairro do Parque Genibaú.

Fonte: Sítio do Bairro Ellery