Campinas vai sediar os Jogos Universitários Brasileiros

Campinas receberá em novembro 4 mil alunos de ensino superior dos 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal que disputarão os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, conhecido como o maior evento esportivo acadêmico do País.

jubs2011

O prefeito Demétrio Vilagra assinou na quinta-feira (22/09) convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para a realização do evento no município. Será a primeira vez que uma cidade do Estado de São Paulo receberá os JUBs, também chamado de Olimpíadas Universitárias.

Os JUBs serão realizados de 4 a 13 de novembro e a população poderá participar assistindo as competições que terão entrada franca mesmo nos locais particulares como clubes da cidade. Os atletas disputarão oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez) nas categorias masculino e feminino. Cada Estado terá a sua delegação de atletas para as competições. Campinas estará representada na delegação do Estado de São Paulo. A delegação está sendo formada, segundo o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta.

O prefeito agradeceu ao diretor de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, Edgar Hubner, a parceria para a realização do Jogos em Campinas e reafirmou o seu apoio ao evento. “Estamos de braços abertos e vamos estar juntos neste importante evento que dará grande visibilidade à Campinas para outros eventos como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016”.

O diretor Edgar Hubner anunciou que o COB investirá R$ 4 milhões nos JUBs e trará para a cidade uma equipe de quase 900 pessoas envolvidas no evento como árbitros, treinadores, dirigentes e voluntários. Hubner disse que os Jogos Escolares 2011, realizados em João Pessoa (PB) que terminaram no último domingo, dia 18, movimentaram 26 hotéis e mais de 4 mil atletas, além dos voluntários e equipe do COB.

O secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, lembrou que os Jogos trarão visibilidade para Campinas que está entre as cidades pré-selecionadas pela organização da Copa do Mundo de 2014 para ser uma das subsedes do torneio mundial. “Vamos mostrar para todo o país que temos enormes vantagens, entre eles, um setor hoteleiro de padrão internacional, o acesso pelas principais rodovias do Brasil, o Aeroporto de Viracopos e mais a tradição no esporte”. Petta parabenizou o prefeito que 'desde o primeiro momento manteve os esforços para o evento acontecer e saudou o dia de hoje como 'importante para o esporte, economia e visibilidade de Campinas para o Brasil todo'.

O secretário de Comércio e Indústria, Rui Rabelo, disse que a vinda do JUBs para Campinas é resultado de um trabalho que começou há um ano e meio, de início com ações do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, quando o atual diretor de Turismo, Luiz Antônio Guimarães, presidia o órgão. Em um segundo momento, a Prefeitura também se uniu ao movimento e agora a cidade se prepara para receber as delegações.

Considerando os JUBs uma etapa que vai ajudar Campinas a se preparar para ser subsede a Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, o secretário acredita que o município tem muito a ganhar com os eventos esportivos e pretende que a sua Pasta invista firmemente no setor. “Durante os Jogos Universitários, vamos receber perto de mil pessoas, servir 50 mil refeições, registrar mil viagens de ônibus, 15 mil diárias e centenas de veículos alugados, para citar somente alguns dos itens que trarão recursos e renda para os campineiros”, comemorou o secretário.

O incentivo ao esporte, o envolvimento da população, a integração entre universitários de todo o País, a formação de talentos e a descoberta de novos atletas forma outros aspectos positivos lembrados pelo Secretário como resultado dos Jogos Universitários. “Vamos capitalizar a visibilidade que Campinas obterá como sede do JUBs recebendo os Jogos de braços abertos e aproveitando a oportunidade para aperfeiçoar todo o nosso trade turístico”, completou Rabelo.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do convênio, deputados federal e estadual, secretários municipais e a atleta campeã do atletismo, Conceição Geremias.

Locais das competições

Os JUBs são fruto de uma parceria de oito anos (dois ciclos olímpicos) entre o Comitê Olímpico Brasileiro, o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e as Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio das secretarias de Esportes e Lazer, de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo.

As competições em Campinas serão realizadas em espaços públicos, no Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), Ginásio Esportivo do Taquaral, Ginásio Rogê Ferreira, em clubes como a Sociedade Hípica, Regatas, Cultura, Fonte São Paulo, Tênis Clube e Guarani; envolverão instituições de ensino como o Liceu, São José, Faculdade Anhanguera, Sesi Santos Dumont, Sesc, e dependendo da modalidade, será realizada nas cidades vizinhas Hortolândia e Paulínia.

Dos 4 mil atletas esperados, 2,5 mil devem disputar as modalidades coletivas e 1,5 mil, as modalidades individuais. O evento deve contar também com a participação de 200 voluntários.

Entre as principais metas das Olimpíadas Universitárias estão resgatar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.

Serviço

Olimpíadas Universitárias 2011
Data: de 4 a 13 de novembro
Local: Campinas
Entrada gratuita em todas as competições.

Realização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte, Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas por meio das secretarias de Esportes e Lazer e de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo.

De Campinas, texto de
Maria Finetto e Mônica Monteiro – portal da Prefeitura Municipal