Sem categoria

Na França, esquerda obtém vitória histórica no Senado

A esquerda francesa conquistou neste domingo uma vitória histórica ao obter, pela primeira vez em mais de 50 anos, a maioria absoluta no Senado, sete meses antes da eleição presidencial. Um dirigente socialista garantiu à AFP que seu partido obteve as 23 cadeiras suplementares de que precisava para conquistar a maioria absoluta na câmara alta do Parlamento.

Neste domingo, 170 das 348 cadeiras do Senado estavam em jogo, em eleições indiretas, por maioria ou de forma proporcional. "Pela primeira vez, a esquerda domina" o Senado, festejou Jean-Pierre Bel, líder dos senadores socialistas, que deve suceder o atual presidente da casa, Gérard Larcher, do partido conservador UMP, do presidente Nicolas Sarkozy.

A porta-voz do governo conservador, Valérie Pécresse, reagiu ao anúncio do Partido Socialista afirmando que "sentia" por Gérard Larcher e pelos senadores governistas.

A mudança no Senado não representa um problema real para o governo Sarkozy, já que a Constituição francesa concentra os poderes legislativos na Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento. Mas o presidente do Senado é o segundo homem do Estado francês, já que substitui o presidente da República em caso de vacância e acompanha o chefe de Estado em todos os atos institucionais.

Fonte: AFP