Publicado 26/09/2011 11:54 | Editado 04/03/2020 17:07
Belchior Rocha nasceu na Fazenda Cravo, cidade de Taipu/RN e veio morar em Natal no ano de 1969. Na capital potiguar, estudou Eletricidade na antiga ETFRN e formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Na década de 1980, Belchior Rocha, ingressou na carreira acadêmica onde passou num concurso público para professor da ETFRN e desde 2009 está à frente do IFRN. O reitor faz parte da expansão do Instituto, que atua com 16 campis em todo o estado.
De acordo com Raniere Barbosa é muito importante conceder título de cidadania a pessoas que edificam a cidade tanto na cultura, quanto na educação. “O trabalho desenvolvido por Belchior em prol da educação a frente do IFRN mostra que ele merece o título de cidadão natalense”, destacou o parlamentar.
Para o vereador George Costa (PCdoB), a história do reitor se confunde com o Instituto. “Ele tem uma trajetória política histórica ligada à instituição de ensino como ex-aluno e professor. Belchior tem a marca da dedicação ao IFRN”, afirmou o vereador.
Ao se tornar o mais novo cidadão natalense, Belchior Rocha, ressaltou o momento que o IFRN vive, uma vez que completa 102 anos nesta sexta-feira (23) e relembrou as dificuldades da sua infância para estudar. “Sinto-me feliz em receber esse título que culminou com a comemoração dos 102 anos do Instituto do qual faço parte. E a instituição que represento me dá a oportunidade de levar o conhecimento a estudantes desprovidos de uma boa condição financeira”, disse Belchior Rocha.
Além de Belchior Rocha, outros quatro professores do Instituto foram homenageados durante a solenidade: Antônio Fernandes de Carvalho, Nivaldo Calixto Torres, Jairo Fabrício Alves e Severino do Ramo de Brito.
Estiveram presentes a solenidade o vereador Júlio Protásio (PSB), além do representante da prefeita Micarla de Sousa, o secretário adjunto de Educação Marcos Cleber Alves, a representante da governadora Rosalba Ciarlini, coordenadora da Codese, Tânia Leiros e a reitora da UFRN, Ângela Paiva.
Fonte: Câmara Municipal de Natal