PCdoB Caxias vincula união com PT ao apoio a Manuela 

Em Caxias do Sul, a união entre PCdoB e PT passa pelo apoio dos petistas a candidatura da deputada Manuela à Prefeitura de Porto Alegre. Conforme noticiou a coluna Mirante do jornal Pioneiro, o presidente do PCdoB caxiense, Silvio Frasson, atrelou a união com o PT em uma candidatura por aqui ao apoio petista a Manuela D’Ávila em Porto Alegre.

– Temos interesse de manter a frente de partidos que elegeu Tarso Genro, mas para nos unirmos em uma chapa aqui temos de ter a recíproca em Porto Alegre – detalhou o dirigente comunista.

As executivas dos dois partidos iniciaram as discussões sobre a sucessão à prefeitura caxiense. E do encontro saiu a definição de que os dois partidos tentarão juntos retomar a administração municipal, há quase sete anos com o prefeito José Ivo Sartori (PMDB).

Presidente do PT municipal, Alfredo Tatto disse que há interesse em estar unido com o PCdoB nas grandes cidades do Estado. O que permite a leitura de que o partido em Caxias apoia o interesse dos comunistas de ver Manuela centralizando uma candidatura de esquerda na Capital.

Caso isso não se concretize, as chances de uma união em Caxias ficam remotas. O candidato natural do PCdoB é o deputado federal Assis Melo. E no dia 19 de novembro os petistas definirão em reunião qual será o concorrente. Entre os nomes do vereador Marcos Daneluz, da deputada estadual Marisa Formolo e do deputado federal Pepe Vargas, o mais provável é que o ex-prefeito seja o escolhido.

Mas mesmo que as duas siglas de esquerda tenham candidatos próprios na disputa de 2012, a ideia é trabalhar o plano de governo em conjunto, afirmaram os participantes do encontro de ontem.

Da redação local, com agências