Começam as plenárias preparatórias para a Conferência de Salvador

Mais de 600 pessoas participaram das primeiras plenárias preparatórias para a Conferência Municipal do PCdoB em Salvador, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro. No último final de semana (1 e 2/10) foram realizados dez encontros para debater os documentos do partido, entre conferências distritais e plenárias de organismos de base. Muitos outros eventos estão previstos para ocorrer até a próxima semana.

Os comitês dos bancários, construção civil, educação e o distrital de Cajazeiras, o bairro mais populoso de Salvador, já realizaram suas conferências. Já os metalúrgicos, os militantes da luta pela moradia, o pessoal de São Cristóvão, Nordeste de Amaralina, Fazenda Grande do Retiro e Centro se reuniram em plenárias, nas quais foram eleitos os delegados de cada segmento para a Conferência Municipal. A plenária do Comitê da UFBA acontece nesta segunda-feira.

Estão previstas para o próximo final de semana as reuniões dos segmentos da saúde, comerciários, urbanitários, juventude, Setre e juventude, além dos bairros de Brotas, Subúrbio, Pirajá, São Caetano e Mussurunga. “Até agora avaliação é boa. Com a reunião de metade dos comitês e organismos nós já chegamos ao número de quase 600 militantes mobilizados, com a eleição de 150 delegados. Com boas reuniões como a da educação, da construção civil, de Cajazeiras, da Fazenda Grande do Retiro, que é um organismo novo”, informou o secretário de Organização do PCdoB em Salvador, Hilário Leal.

O dirigente comunista destaca ainda a qualidade dos debates nas plenárias e conferências distritais realizadas até o momento. “Nestes encontros estamos tendo a intervenção de diversos militantes a cerca do documento e das ideias defendidas pelo PCdoB. Os participantes também têm mostrado apoio ao projeto do partido para as eleições em Salvador, com a pré-candidatura à prefeitura da deputada Alice Portugal e com a chapa de vereadores”, acrescentou.

“A expectativa é que e até o próximo final de semana possamos mobilizar ainda mais militantes, já que ainda faltam acontecer os encontros de segmentos importantes tanto em mobilização, quanto em número de pessoas, como o pessoal da saúde, de Brotas , comerciários e urbanitários, que são organismos que costumam sempre reunir muita gente. Com isso, são muitas as chances de que se ultrapasse o número de militantes mobilizados até o momento, o que passaria facilmente o número de mil militantes mobilizados neste processo preparatório”, declarou Hilário Leal.

De Salvador,
Eliane Costa