Sem categoria

José Reinaldo: “Nossa principal tarefa é cuidar do Partido”

Aconteceu no último domingo (2) a 12ª Conferência Municipal do PCdoB de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Além da nova direção municipal do Partido na cidade — que passa a ser presidida por João Oliveira —, o evento elegeu os delegados que participarão da Conferência Estadual, que acontecerá no final de outubro. A conferência foi o coroamento de quatro meses de debates que mobilizaram 180 militantes das diferentes organizações de base do PCdoB espalhadas pela capital potiguar.

Com o tema “Fortalecer o PCdoB e construir um novo projeto político para Natal”, a plenária fez uma balanço político da gestão 2009/2011 do Partido na capital potiguar — orientando o debate coletivo em busca do fortalecimento e do crescimento do PCdoB e de sua influência na dinâmica política da cidade.

O documento aprovado ao final da conferência reforça que o PCdoB é um partido em processo de crescimento e consolidação no cenário da política brasileira e local — animado pelo objetivo de construir o socialismo no Brasil, com a marca da cultura e da história.

O texto exalta que em Natal, o Partido dispõe de “quadros experientes e reconhecidos e está preparado para, em conjunto com outros partidos, dirigir os rumos da cidade”. Ele conclama ainda a militância a participar do desafio de lançar variadas candidaturas, chamando a todos ao esforço de construir “um sólido projeto político para a capital, capaz e suficientemente consequente para reposicionar a cidade no trilho do desenvolvimento e construir uma Natal mais humana”.

Palestra

A plenária final teve a presença do secretário Nacional de Comunicação do Partido, José Reinaldo Carvalho que proferiu uma palestra de atualização da orientação política do PCdoB nos âmbitos nacional, internacional e da vida partidária.

Sobre a questão internacional, José Reinaldo ressaltou que o mundo vive um momento de graves ameaças à independência das nações, à paz mundial e aos direitos dos povos e trabalhadores. Em sua fala, o dirigente comunista condenou veementemente as constantes agressões dos imperialistas norte-americanos e seus aliados da União Europeia — através da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte — contra a Líbia.

Ele destacou que essa guerra atende unicamente aos interesses de rapina dessas potências imperialistas que pretendem se apossar do petróleo e do gás líbios e ao mesmo tempo exercer domínio estratégico sobre a importante região do Norte da África, na costa do Mar Mediterrâneo. O secretário de Comunicação reforçou que as intervenções imperialistas não estão relacionadas com as propaladas intenções humanitárias para defender os interesses do povo líbio ou para assegurar a democracia no país.

O dirigente falou ainda da justeza da luta do povo palestino, que conta com o apoio de todos os povos do mundo, para a criação do Estado da Palestina — cujo ponto alto foi o pronunciamento do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, na 66ª Assembleia Geral da ONU, no último dia 23 de setembro.

Ainda sobre a questão internacional, José Reinaldo ressaltou que a atual crise econômica mundial não se limita apenas a uma questão econômico-financeira — e sim uma crise sistêmica e estrutural do próprio sistema capitalista, de longa duração e de difícil saída. Ele criticou as medidas anunciadas pelos governos conservadores e neoliberais reforçando que além de sua ineficiência, elas agravam a situação, onerando enormemente as classes trabalhadoras e a soberania nacional dos países envolvidos e instaurando um ambiente de profunda crise social que tem se refletido em grandes lutas dos trabalhadores.

Contrapondo à intensificação das agressões imperialistas em todo mundo, o secretário de Comunicação destacou o ambiente de mudanças e vitórias políticas na América Latina e a resistência dos povos do Oriente Médio contra as guerras de ocupação.

Conjuntura nacional

O representante da direção Nacional do PCdoB atualizou a orientação política do Partido — transmitindo as recentes decisões do Comitê Central, reunido entre os dias 17 e 18 de setembro. José Reinaldo ressaltou que a tarefa política do momento é reforçar o apoio político e social ao governo da presidente Dilma Rousseff, para que sejam promovidas as mudanças necessárias a fim de que o Brasil ingresse no caminho do desenvolvimento nacional com valorização do trabalho e progresso social.

Ele reforçou o acerto da recente decisão tomada pelo governo de reduzir a taxa de juros em 0,5 ponto percentual — lembrando que a medida é um passo inicial no caminho de mudanças de maior envergadura na política econômico-financeira do governo. De acordo com ele, a redução das taxas de juros deve ser acompanhada por uma flexibilização da contenção fiscal e de medidas relacionadas ao controle da moeda, não permitindo que o real brasileiro se valorize em relação ao dólar.

“Além de apoiar o governo no esforço para mudar a política econômica, é preciso avançar na realização das reformas estruturais democráticas”, enfatizou. Ele disse ainda que é muito positivo que a presidente esteja alcançando altos índices de aprovação junto à opinião pública e esteja se afirmando como uma líder política com autoridade. “Este fato pode ser evidenciado com as recentes medidas tomadas por Dilma para combater a corrupção e sanear o governo. A ampla repercussão nacional junto ao povo brasileiro do discurso Dilma na abertura da Assembleia Geral da ONU é outra comprovação desse dado”.

Ele também abordou o momento favorável às lutas populares e o avanço dos movimentos sociais brasileiros — citando como exemplo a marcha de 80 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, convocada pelo Fórum das Centrais Sindicais; a Marcha das Margaridas, em Brasília, que reuniu 70 mil mulheres trabalhadoras rurais e a marcha dos estudantes que seguiram em direção ao Banco Central para exigir mudanças na política econômica.

Do ponto de vista político, o dirigente comunista destacou a necessidade de reforçar a base de sustentação da presidente Dilma no Congresso Nacional, priorizando a criação e o reforço de um núcleo de esquerda — “que garantirá a realização das mudanças estruturais no país”.

Tarefas prioritárias do PCdoB

Finalizando sua participação na conferência, José Reinaldo expôs para os camaradas do PCdoB da capital do Rio Grande do Norte as tarefas prioritárias do Partido. Ele destacou primordialmente a necessidade de preparar o Partido para a luta eleitoral de 2012, “organizando desde já uma forte chapa de candidaturas às Câmaras Municipais, criando condições ao mesmo tempo para participar de maneira destacada das eleições majoritárias — com candidatos próprios a prefeitos ou com participação efetiva nas chapas”.

Segundo ele, as eleições municipais constituem um elo muito importante no processo de acumulação eleitoral do Partido. “São as eleições municipais que preparam as futuras eleições nacionais. Esta é a tarefa política central, ou a mais imediata do momento”.

A segunda tarefa elencada pelo secretário é a necessidade de reafirmar o apoio político ao governo da presidente Dilma para mudar a política econômica, aprofundar as mudanças sociais e fazer as reformas estruturais.

José Reinaldo falou ainda da necessidade de incrementar a luta política das massas populares — sindical, estudantil, jovens, mulheres e a luta anti-imperialista em solidariedade aos povos agredidos pelas potências e seus aliados. Nesse âmbito, ele tratou da necessidade de reforçar as organizações sociais e as articulações existentes, Fórum das Centrais Sindicais, CMS, UJS, UBM, Cebrapaz, Unegro, CTB — todas as organizações pelas quais a militância do Partido pode desenvolver a luta de massas.

Ele destacou a importância do atual momento da luta dos trabalhadores em que têm ocorrido em todo o país diversas manifestações, através das greves dos bancários, dos trabalhadores dos Correios e dos professores.

Por fim, ele falou da mais importante tarefa permanente do PCdoB que é “cuidar da menina dos olhos”, ou seja, do próprio Partido. “O momento exige o fortalecimento quantitativo e qualitativo das fileiras partidárias. O PCdoB precisa se firmar no cenário político nacional como um Partido forte, grande e influente política e eleitoralmente, com posições sólidas, enraizado nas massas populares e à frente das lutas do povo”.

Segundo ele, para isso é necessário reforçar a identidade comunista do PCdoB. “Mais e não menos ideologia é o que o Partido Comunista do Brasil precisa neste momento em que ingressa no período de celebração de seu 90º aniversário. Isto significa reforçar as posições históricas do Partido, ater-se aos seus princípios, desenvolver e difundir o Programa Socialista aprovado no 12º Congresso do PCdoB e afirmar-se como um Partido de militantes, de massas e dotado de uma estrutura orgânica formada por instâncias estáveis de organização interna — tanto de base, como de direção intermediária”.

O dirigente chamou positivamente ainda a atenção para as tarefas indispensáveis da organização e estruturação partidária, da formação e da comunicação.

Da redação,
Mariana Viel