Sesa prepara profissionais para atender vítimas de violências

De 5 a 7 de outubro a Secretaria da Saúde do Estado promove o "1º Seminário de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situações de Violências". O seminário vai reunir profissionais de 25 cidades do Ceará do Programa Saúde da Família e das secretarias municipais de saúde, da educação e ainda da ação social.

Um dos principais objetivos da capacitação é fortalecer a intersetorialidade para ampliar e qualificar a rede de atendimento às vítimas de violência e os familiares. Estão incluídos todos os tipos de violências: física, psicológica, tortura, sexual, negligência, abandono e até a violência financeira e econômica, que consiste na exploração imprópria ou ilegal ou no uso não consentido de recursos financeiros e patrimoniais, mais comum no âmbito familiar e contra as pessoas idosas.

Durante o seminário a Sesa vai lançar duas novas estratégias de atenção integral à saúde de idosos, crianças, adolescentes, mulheres e famílias em situação de violências. Em grandes cartazes, que nessa primeira etapa serão fixados em Unidades Básicas de Saúde de todo o Interior do Estado e depois em hospitais, os profissionais são alertados sobre a linha de cuidado às vítimas de violência, com orientações sobre o acolhimento, atendimento, notificação e a rede de proteção social.

Notificação

Para que os casos de violência sejam reconhecidos e tratados devidamente, a Sesa elaborou e também vai distribuir para utilização nas Unidades Básicas de Saúde um guia de notificação. No guia, os profissionais são alertados para a importância da notificação dos casos, chamando a atenção paras as alterações comportamentais e sinais de situação de violência. Entre eles, choro sem motivo aparente, tristeza constante, tiques ou manias, distúrbios do sono, uso abusivo de álcool e outras drogas.
 
Fonte: Sesa