Sem categoria

Estados Unidos atacam proposta de adesão à Unesco da Palestina

Os Estados Unidos, um dos poucos países que se opõem à recomendação da Unesco de aceitar a adesão da Palestina, voltaram à carga contra a Palestina mais uma vez nesta quarta-feira, ao torpedear a recomendação da Unesco de adesão da palestina ao organismo.

"No Conselho de Segurança há um processo em curso (para examinar a demanda de adesão de um Estado palestino). É, portanto, incoerente tomar decisões a respeito de organismos da ONU antes de o Conselho de Segurança se pronunciar", insistiu Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado.

O conselho-executivo da Unesco, a agência da ONU para a Educação, Ciências e Cultura, recomendou na quarta-feira aceitar a Palestina como membro do organismo.

Esta decisão, aprovada por 40 dos 58 membros do conselho, tem um forte alcance simbólico no momento em que os palestinos têm seu pedido de adesão como Estado-membro de pleno direito das Nações Unidas analisado pelo Conselho de Segurança.

Os Estados Unidos não param de anunciar que vão vetar a entrada da Palestina na ONU, uma atitude para proteger seu satélite no Oriente Médio.

A recomendação da Unesco será submetida è consideração da conferência geral desse órgão no fim do mês.

Com agências