Bancários: Assembleia geral vai avaliar rumos da greve

Os bancários do Ceará, em greve desde o dia 27 de setembro, realizam na tarde desta quinta-feira (06/10), nova assembleia geral da categoria para avaliar os rumos da paralisação. A plenária será na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, Nº 1289), a partir das 17h.

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% nos salários, o que representa 5% de aumento acima da inflação. Além disso, pedem aumento nas contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes e fim de metas abusivas impostas pelos bancos. A proposta apresentada pelos banqueiros consistia em aumento real de 0,56% e participação nos lucros e resultados. Segundo o Sindicato dos Bancários, após cinco rodadas de negociações, os banqueiros, além de oferecer proposta insuficiente para o reajuste salarial, disseram “não” a todas às demais reivindicações.

Protesto e humor

Nesta quarta-feira (05/10), nono dia de greve, o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) realizou um cortejo fúnebre pelas ruas do Centro de Fortaleza para protestar contra o Interdito Proibitório solicitado pelo Bradesco na Justiça do Trabalho para frear o movimento grevista. O protesto, que passou por quatro agências do Bradesco, aconteceu com direito à marcha fúnebre, velório, viúva, carpideiras e padre. O cortejo fúnebre seguiu pelas ruas do Centro e dentro das unidades houve o velório simbólico de um cliente morto pela exploração do banco.

O Bradesco solicitou a intervenção da Justiça do Trabalho, por meio de um Interdito Proibitório, para impedir que o Sindicato feche as portas das agências e fortaleça o movimento grevista – já que os próprios funcionários são coibidos moralmente de aderir à greve. A população foi esclarecida sobre o movimento grevista, que mesmo discordando do interdito, cumpre as ordens da Justiça.

Cordel como denúncia

A Literatura de Cordel, gênero literário de forma rimada, tipicamente nordestina está sendo usada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará para protestar contra a postura dos bancos durante a greve nacional dos bancários. O Cordel mostra "A peleja do monstro Presença para derrotar a deusa greve". Outros dois cordéis foram criados para o BNB – “A incrível estória do Conterrâneo que não pagava promessas” e para o Itaú – “A Saga do Pererê contra o Personalitè”. Mais dois serão produzidos envolvendo o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Para o autor do Cordel, Tomaz de Aquino, diretor de Imprensa do Sindicato dos Bancários do Ceará e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, "precisamos usar a criatividade como forma de sensibilizar os bancários que ainda não aderiram à greve e protestar contra as praticas antissindicais dos bancos”.

O cordel está sendo utilizado pelo Sindicato durante a greve dos bancários no Estado como instrumento de protesto e de mobilização, além de denunciar à sociedade as práticas antissindicais cometidas pelos Bancos durante a greve nacional da categoria.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do SEEB/CE)