Sem categoria

Um terço dos veteranos dos EUA é contra guerras

Mesmo com a política de convencimento do governo, um terço dos veteranos dos Estados Unidos que atuaram no front após o 11 de setembro é contra as guerras no Iraque e no Afeganistão. É o que mostra uma pesquisa do Pew Research Center. A opinião de 33% dos veteranos é compartilhada por 45% do público geral, segundo a pesquisa.

Cerca de seis entre dez veteranos disseram acreditar que os Estados Unidos deveriam se importar menos com problemas externos e focar em questões internas do país.

A pesquisa mostra ainda que 41% dos norte-americanos acreditam que a guerra no Afeganistão valeu a pena – reflexo da sociedade que absorveu a política belicista de seus governos. A respeito da campanha no Iraque, 36% se disseram a favor. O diretor do centro de pesquisas, Paul Taylor, disse à BBC que os resultados "são pouco usuais na história norte-americana".

"Eles são muito orgulhosos do serviço que estão prestando, 96% deles têm orgulho. Mas eles estão enfrentando muitas dificuldades na volta para casa, muito estresse", disse. A pesquisa ouviu ao todo quatro mil pessoas, entre veteranos e membros do público em geral, em grupos separados.

Descontentamento

O alto custo das guerras no Afeganistão e no Iraque é uma das causas do baixo apoio dos norte-americanos. Apenas com o Afeganistão, os Estados Unidos gastam cerca de US$ 2 bilhões por semana, para a manutenção das tropas. Oficialmente, os Estados Unidos já encerraram a campanha no Iraque, mas muitos soldados ainda permanecem no país.

Com BBC