De olho em 2012, Conferência elege nova direção do PCdoB Minas

 “Uma bela festa de debates políticos e convicções socialistas”, resumiu a deputada federal Jô Moraes ao se referir `a 14ª Conferência Estadual do PCdoB, que aconteceu nesse fim de semana em Belo Horizonte. Participaram 462 delegados de 85 cidades de todas as macrorregiões e 60 observadores. Nas reuniões e Conferencias preparatórias, participaram do processo 5 mil dos 25 mil filiados `a legenda comunista no estado.

PCdoB Minas Conferencia - Jorge Contageante

Em dois dias de debates, dezenas de comunistas se revezavam no microfone, debatendo os rumos que o Partido deverá trilhar no próximo período, principalmente nas eleições municipais de 2012. No final, foi aprovado o documento intitulado Minas no Rumo do Brasil, que trata da política estadual e aponta as bases para a participação do PCdoB no próximo pleito.

Projetos futuros

No texto aprovado, que sofreu mudanças apresentadas pelos delegados, fica bem claro quais os objetivos dos comunistas mineiros, que podem ser expressos nos seguintes projetos: “a construção do projeto eleitoral de 2012; a incorporação dos filiados no debate do programa socialista; a rearticulação da inserção e fortalecimento nos movimentos sociais; a estruturação dos fóruns macro-regionais; o reforço das comissões municipais; a implantação de bases e coletivos nos pólos dinâmicos do estado; a construção do Partido entre os trabalhadores e a renovação das direções”.

Crescimento

Segundo Jô Moraes, a grande participação dos militantes no processo da Conferência mostram que o PCdoB está cada vez mais se enraizando no estado. O crescimento da legenda na Zona da Mata e na Grande BH também foi comemorado pela dirigente. “Daqui para frente nossos desafios aumentarão cada vez mais, pois o PCdoB terá 20 candidatos a prefeito, sendo quatro em cidades com mais de 100 mil habitantes” exemplifica Jô.

Como coordenador da mesa diretora dos trabalhos da Conferência, Wadson Ribeiro, que é secretário de desporto escolar do ministério do esporte, comemorou bastante o resultado alcançado pelo processo da Conferência. “O PCdoB cresceu bastante nos últimos anos, principalmente no interior do estado. Um exemplo disso é a Zona da Mata, que trouxe dezenas de cidades e muitos delegados.

Pré-candidatos

Um dos mais saudados ao intervir na Conferencia foi o deputado estadual Carlin Moura. Ele fez uma análise da atual situação de Minas e disse que o estado vive uma profunda crise financeira em função dos altos juros pagos pela negociação da sua dívida pública. “Hoje pagamos por ano 1,39 bilhão de reais em juros, uma quantia equivalente ao que é praticado em investimento público”.

Carlin arrancou aplausos quando relatou a situação da sua pré-candidatura a prefeito de Contagem. “Não é tarefa de um homem só. Valorizo e sei da responsabilidade que carrego ao ser apontado como um projeto prioritário do PCdoB em Minas. Digo a esse plenário que o PCdoB de Contagem vai dar orgulho aos camaradas ao eleger o prefeito de uma das maiores cidades do país”.

Outro pré-candidato que falou da disputa na sua cidade foi o deputado estadual Celinho do Sinttrocel. “Em Coronel Fabriciano lideramos todas as pesquisas, mas sabemos que não será uma eleição fácil, pois nossos adversários já mostraram que farão tudo para impedir nossa vitória”.

Celinho aproveitou para rechaçar as especulações veiculadas por um jornal mineiro na semana passada de que poderia migrar para o PSD. “Essa imprensa imunda, que não publica os reais problemas de Minas, inventou uma calúnia a meu respeito, supondo que eu poderia sair do PCdoB. Isso é mentira. Reafirmo aqui o compromisso com o meu partido”. O deputado fez um balanço da sua atividade parlamentar. Disse que tem a consciência de é um “rodoviário, sindicalista, que está como deputado. Por isso tive a felicidade de apresentar na Assembleia o projeto de piso salarial estadual”.

Prefeito

Os dois deputados e os demais pretendentes a prefeito ouviram as lições do prefeito Ivo Mendes, da cidade de Ibiá, no Alto Paranaíba. “O PCdoB tem que abraçar Ibiá, porque temos o orgulho de fazer uma administração responsável e cheia de realizações. Ivo relatou que os resultados da sua gestão podem servir de exemplo para o resto de estado”.

Uma das deliberações da Conferência foi a realização de uma seminário de planejamento estratégico voltado à preparação dos pré-candidatos em 2012 (prefeitos e vereadores). Esta, uma das principais demandas dos filiados das pequenas cidades.

A existência de uma creche onde mães e pais participantes da Conferência pudessem deixar seus filhos foi uma das conquistas comemoradas pelos delegados. Oito crianças ficaram lá embora outras quatro, bem pequenininhas, permaneceram correndo ou interagindo com os participantes, no auditório, sob os olhares dos pais.

Eleição

A última parte da Conferência foi dedicada `a eleição da nova direção do PCdoB Minas. A maior mudança ocorreu no sistema de votação, que aconteceu pela primeira vez por sistema eletrônico. Foram eleitos 59 membros para comandar o Partido no biênio 2011- 2013. Para a presidência, a dirigente em BH, Dalva Stela indicou que a direção estadual reeleja a deputada federal Jô Moraes como presidenta. Dalva indicou que a vice-presidência seja ocupada por Wadson Ribeiro, que é membro também da direção nacional do PCdoB.

Da redação local