Sem categoria

Colômbia poderá ser mediadora entre Israel e Palestina

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, receberá nesta terça (11) o líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que se encontra no país desde domingo (9).

De acordo com informações não oficiais, Santos e Abbas vão explorar, durante a reunião na Casa de Nariño (sede do Executivo), a possibilidade de que a Colômbia seja mediadora para o restabelecimento do diálogo entre Israel e Palestina.

Leia também

Abbas negocia na AL apoio para criação do Estado da Palestina

 

Na segunda (10), a ministra colombiana, María Ángela Holguín, sinalizou essa possibilidade durante seu encontro com o líder palestino.

"A Colômbia tem toda vontade de mediar este conflito e se pudermos ajudar em algo, com muito gosto o faremos", afirmou.

Abbas visita Venezuela

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, também é esperado nesta terça (11) em Caracas (Venezuela), onde se reunirá com o chefe do estado venezuelano, Hugo Chávez.

A inesperada visita do líder palestino foi anunciada na segunda-feira (10) à noite por Chávez durante um contato telefônico com o programa Dossier, transmitido pela Venezolana de Televisión.

Em Caracas, o estadista visitante encontrará ouvidos receptivos, pois o governo venezuelano tem reiterado em múltiplas ocasiões seu irrestrito apoio ao povo palestino, à constituição de um estado independente e à sua adesão como membro pleno da ONU.

Relações bilaterais com El Salvador

O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, anunciaram no domingo (9) a intenção dos seus governos de estabelecer relações diplomáticas pela primeira vez na história, depois do apoio dado pelo país da América Central para que a ONU reconheça um Estado palestino.

O governo salvadorenho reconheceu os palestinos como um país independente no fim de agosto, antes da Assembleia Geral da ONU, durante um esforço da Liga Árabe para elevar o status dos palestinos a membro pleno da organização.

Com informações da Prensa Latina