Conferência do PCdoB debate pré-candidaturas em Salvador

O PCdoB em Salvador realiza sua Conferência Municipal neste final de semana para discutir o projeto eleitoral do partido para 2012, que inclui a pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura. O evento começa na sexta-feira (14/10), às 18h, com a aprovação do regimento interno e o início da eleição da nova diretoria. No sábado, acontece o ato político, no Bahia Othon Palace, em Ondina, a partir das 10h30, com a participação das principais lideranças políticas locais.

“Nós também estamos convidando para o evento lideranças políticas de outros partidos e dos movimentos sociais de Salvador. Este ato político tem uma grande importância para nós, porque é um momento de consolidação da força do PCdoB na cidade. Nós vamos fazer uma conferência gigante, massiva, entusiasmada para que o projeto eleitoral do PCdoB em 2012 seja vitorioso”, afirmou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

Durante a Conferência, os militantes do PCdoB vão debater um documento que traz as principais ideias e projetos eleitorais do partido para as eleições do ano que vem. A discussão envolve a apresentação de uma chapa numerosa de candidatos á vereador, além da apresentação da pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura de Salvador. “O assunto será o tema principal do evento e a candidatura de Alice deve ser referendada até o final do encontro no sábado”, acrescentou Galindo.

Justa homenagem

A Conferência do PCdoB de 2011 tem também um significado especial, pois vai homenagear os comunistas Paulo Colombiano e Catarina Galindo, que foram assassinados em junho de 2010, quando chegavam em casa, no bairro de Brotas. O casal estava sempre presente nos eventos do PCdoB – Colombiano integrava a direção do Comitê de Salvador e Catarina era secretária do Comitê Estadual – e este será um momento em que a ausência dos dois será ainda mais sentida por toda a militância. Por isso, a Conferência de 2011 será também a Conferência Paulo Colombiano e Catarina Galindo.

Com uma programação que começa na sexta-feira, às 18h, no auditório da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, a Conferência de Salvador é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual do PCdoB, que acontece em novembro. A mobilização para o evento começou em agosto com a divulgação do calendário para a realização das plenárias, assembléias, reuniões e pré-conferências dos comitês distritais, coletivos e organismos de base.

São os cerca de 350 delegados escolhidos nestes encontros que participam da conferência, onde será eleita uma nova direção para o Comitê Municipal do PCdoB e os delegados para a etapa estadual. “Mais de 1.200 pessoas já participaram do debate do documento da Conferência em seus locais de atuação e muitas outras devem comparecer ao evento para participar como observadores. Nossa expectativa é que no final este número ultrapasse 1.300 pessoas mobilizadas”, destacou o secretário de Municipal de Organização, Hilário Leal.

Na sexta, acontece o credenciamento dos delegados, a aprovação do regimento interno e o início da votação eletrônica para a nova direção do Comitê Municipal. No sábado, a votação e o credenciamento recomeçam às 9h e às 10h30 ocorre o ato político de abertura, que contará com a presença de lideranças políticas do PCdoB e de outros partidos. Na tarde de sábado, acontece o debate do documento do partido e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

De Salvador,
Eliane Costa