Sem categoria

Estreia Budrus, premiado filme sobre a resistência palestina

Premiado em diversos festivais internacionais de cinema, como Berlim, São Francisco e Tribeca, o documentário Budrus tem lançamento nacional este mês. O filme mostra a luta de uma comunidade palestina pela libertação e pela paz no Oriente Médio.

Por Christiane Marcondes

Dirigido pela carioca Júlia Bacha, é um documentário sobre um vilarejo, de mesmo nome, na fronteira entre a Cisjordânia e Israel. O local ocupou as manchetes em 2003, quando foi palco de um inusitado protesto não-violento.

Ayed Morrar, um homem até então inexpressivo, ganha carisma quando decide liderar a comunidade, unindo membros do Fatah, do Hamas e apoiadores israelenses num movimento desarmado para salvar sua aldeia da construção do Muro de Separação de Israel.

No embate, os soldados israelenses mostram-se incrédulos, afirmam que uma manifestação pacífica não impedirá a construção da barreira. A vitória parece mesmo improvável até que Iltezam, a filha de Morrar, de 15 anos de idade, conseguir reunir um contingente de mulheres que se move rapidamente às linhas de frente. A coragem é a única e definitiva arma que possuem!

Sobre Júlia Bacha

Júlia Bacha, 31 anos, é integrante da Just Vision, uma rede internacional de comunicadores e educadores formada em torno da cultura de paz e dos esforços para descolonizar a comunicação. A ideia de articular a rede surgiu quando se percebeu que há, na Palestina e em Israel, “milhares de pessoas dispostas a lutar pelo fim da violência e da ocupação, preservar os direitos humanos, promover a reconciliação e construir um futuro livre, sustentável e seguro para todos”, afirma a Organização.

Sobre Budrus

O filme foi exibido no Brasil apenas em eventos fechados, sem acesso ao grande público. Para lançá-lo, será realizada uma sequência de atividades entre os dias 21 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A programação inclui exibições, debates, entrevistas e contatos com organizações de resistência pacífica.

Lançamento

O ICArabe – Instituto da Cultura Árabe, promoverá, no dia 26 de outubro, o lançamento de Budrus, o premiado filme de Júlia Bacha, que conta a história de um organizador de base palestino, Ayed Morrar, que uniu membros do Fatah, do Hamas e apoiadores israelenses num movimento desarmado para salvar sua aldeia da construção do Muro de Separação de Israel. Símbolo da resistência, a luta, vitoriosa, aconteceu em 2003.

O evento contará com duas atividades com entrada franca: o lançamento do DVD, às 17h, na Livraria Cultura Shopping Bourbon (r. Turiaçu, 2100, Perdizes – São Paulo) e a exibição do filme e conversa com a diretora Júlia Bacha, às 19h, na PUC-SP (r. Monte Alegre, 936, Perdizes – São Paulo).

Diretor: Julia Bacha
Produção: Ronit Avni, Julia Bacha, Rula Salameh
Roteiro: Julia Bacha
Fotografia: Julia Bacha, Mohammed Fawzi
Trilha Sonora: Kareem Roustom
Duração: 70 min
Ano: 2009
País: Palestina / Israel / EUA
Gênero: Documentário
Cor: Colorido

Redação Vermelho