Sem categoria

Reunião entre bancários e Fenaban é prorrogada para sexta (14)

Foi encerrada agora pouco, por volta das 20h, a reunião entre os bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), marcada hoje (13) para discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores, em greve há 17 dias. O objetivo é chegar a um entendimento para encerrar a paralisação.O encontro será retomado na sexta-feira (14), às 10h.

Segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), 9.254 agências permaneceram com as portas fechadas nesta quinta-feira (13), 89 a mais que na terça-feira, véspera do feriado nacional de 12 de outubro.

Leia mais:

Na quarta-feira (12), a entidade patronal rompeu o silêncio, após diversas manifestações dos bancários em todo país, e convidou, ontem (12), o Comando Nacional dos Bancários para uma reunião de negociação que começaria às 16 horas.

A categoria, no entanto, mantém a programação para amanhã (14), quando está previsto um grande ato político coordenado em diversas cidades, por suas respectivas entidades sindicais.

A greve, classificada pelos trabalhadores como a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada depois que as assembleias dos sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban, que significa aumento real de apenas 0,56%.

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais a inflação do período), valorização do piso, maior participação nos lucros e resultados, mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, entre outros pontos.

Deborah Moreira, da redação do Vermelho