IV Festival de Cultura percorre os caminhos da América Latina

De 17 a 21 de outubro de 2011, a Universidade Federal do Ceará realiza o IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, evento com programação voltada para as expressões culturais, artísticas e estéticas dos países que compõem a América Latina, tendo ao centro os sentidos que fazem pulsar a vida do povo latino-americano.

Inspirado na Nuestra América de José Martí, pensador cubano, o tema do IV Festival UFC de Cultura põe em foco a identidade latina: a heterogeneidade de países, com heranças culturais próprias que se unem na construção de um só continente, apesar da dificuldade de reunir os muitos aspectos que permeiam a miscigenação cultural do território latino-americano.

Depois de revisitar a ebulição criativa de Maio de 1968, homenagear o poeta cearense Patativa do Assaré em seu centenário de nascimento, e discutir as relações e raízes históricas que unem o Ceará, a África e os países lusófonos, o evento traz, em 2011, reflexões sobre os Caminos de Nuestra América. Para fortalecer as singularidades das nações latino-americanas e, ao mesmo tempo, promover a integração desses países, o Festival trará estudiosos e artistas para vivenciar e compreender as experiências históricas da América Latina por meio do debate e do intercâmbio cultural.

A intensa programação é composta por seminário acadêmico; oficinas e mini-cursos; exposições no Museu de Arte da UFC, que comemora este ano seu cinquentenário; mostra de cinema peruano; mostra de bandas universitárias; lançamento de livros; além de feira gastronômica e shows de artistas locais, nacionais e internacionais da música, da dança e do teatro.

Como em 2010, o evento acontecerá simultaneamente aos Encontros Universitários da UFC, maior evento acadêmico do Ceará, que se realiza de 19 a 21 de outubro. A programação do IV Festival UFC de Cultura, totalmente gratuita e aberta à comunidade universitária e à sociedade em geral, acontece durante todo o dia, iniciando às 8h e encerrando-se às 23h. As vagas para as oficinas e mini-cursos são limitadas e, para as demais atividades, a entrada estará condicionada à capacidade dos locais de realização. As inscrições para as oficinas serão divulgadas em breve.

A programação completa estará, em breve, no site do IV Festival UFC de Cultura Novidades podem ser acompanhadas também pelo twitter @festivalUFC ou pela fanpage do evento no facebook.

O IV Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Cientifico e Cultural (SCJCC). Conta com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Tem apoio cultural do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Coelce, Assembleia Legislativa do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

Fonte: Festival UFC de Cultura