Câmara de Fortaleza adere ao “Outubro Rosa”

Criado para debater e discutir o combate ao câncer de mama em vários países do mundo, a Câmara Municipal de Fortaleza lança em sua sede nesta quinta-feira, 13 de outubro, às 17h, o marco de iluminação do “Outubro Rosa”. O ato simboliza o evento que surgiu no final do século XX, em 1990, em Nova York, EUA, com a distribuição de laços cor-de-rosa esclarecendo e alertando a população, empresas e organizações sobre a luta contra o câncer de mama e estimulando a participação destes grupos.

Partindo de um requerimento da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), o evento acontece em Fortaleza e iluminará o prédio da Câmara Municipal da capital cearense, tal qual vem acontecendo com monumentos e prédios ao redor do mundo, com destaque para a Torre de Pisa, na Itália; a Casa Branca, nos EUA; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Para a autora do requerimento, vereadora Eliana Gomes, “é muito importante o significado do Outubro Rosa, pois ele reflete a dura realidade enfrentada pelas mulheres que lutam contra o câncer de mama, trazendo essa discussão tanto para o Executivo como para o Legislativo”. A parlamentar destaca a Câmara como “um espaço onde devem ser discutidos os investimentos necessários para salvar a vida de milhares de mulheres, em especial em Fortaleza, a 5ª capital do país, dando-lhe mais confiança na hora de fazerem o exame da mamografia”.

“É muito simbólico a Câmara Municipal ter a sensibilidade de aprovar, por unanimidade, esse evento para a discussão, comunicação e alerta sobre esse grave tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil”, avalia a vereadora. “A importância de trazer para a Câmara esse evento é trazer essas companheiras para dentro do assunto. Não é possível mais que as mulheres venham a morrer sem ter acesso ao exame. Esperamos a presença de mulheres e homens sensíveis, tanto das entidades envolvidas como pela população em geral”, complementa Eliana Gomes.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)