Bancários do BNB rejeitam proposta e continuam em greve

A diretoria do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) rejeitou a proposta apresentada pelo Banco do Nordeste do Brasil nesta terça-feira, dia 18/10 e convoca os funcionários para fortalecerem ainda mais a greve do BNB nesta quarta-feira, dia 19/10.

A proposta será apreciada nesta quarta pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), que estará de plantão em Fortaleza até a próxima sexta-feira, dia 21/10. A CNFBNB/Contraf-CUT protesta pelo fato de o Banco ter divulgado a proposta aos funcionários antes de formalizar às entidades. A proposta do BNB é discriminatória por só favorecer os quatro primeiros níveis da carreira de Analista Bancário, excluindo os outros 14 níveis do PCR.

O SEEB/CE aposta na mobilização crescente dos funcionários do BNB para arrancar a mesma proposta concedida aos trabalhadores do BB (veja o quadro abaixo). Para isso está mobilizando também políticos e a coordenação da Contraf-CUT.

23º dia de greve

Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil entram nesta quarta, 19/10, no 23º dia de greve devido à intransigência e a discriminação do governo federal para com o funcionalismo do Banco. Há, atualmente, uma lista enorme de pendências funcionais que o BNB faz vista grossa para solucionar, tais como: isonomia entre novos e antigos funcionários, revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR), abono das faltas da greve e revisão dos planos de previdência (Capef) e saúde (Camed).

A equiparação dos direitos (isonomia) sequer se discute. As questões que dizem respeito ao Plano de Cargos e Remuneração (PCR) também não avançaram, como aconteceu nos outros bancos federais (CEF e BB). O Governo simplesmente trata de forma diferente o funcionalismo do Banco do Nordeste. Falta um mínimo de respeito com os funcionários de um Banco cujo principal papel é colaborar com o desenvolvimento do Nordeste.

Compare as propostas

Fonte: SEEB/CE