Assembleia: Bancários cearenses decidirão se acabam com a greve

Caso a assembleia geral da categoria decida por fim à paralisação, os bancários poderão voltar ao trabalho já na terça-feira (18/10).

Após reunião realizada na noite da última sexta-feira (15/10) entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban), a categoria aceitou a proposta feita pela entidade que representa os bancos e pode retomar as atividades. Para avaliar as propostas e decidir a continuidade ou não da greve, os bancários cearenses realizam assembleia geral nesta segunda-feira (17/10), na sede do Sindicato dos Bancários, em Fortaleza, às 19h. A proposta dos bancos será lida e em seguida colocada em votação. O que tiver maioria simples (50+1) decidirá os rumos da greve no Ceará.

Otimismo

Para Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), o bancário irá para a assembleia disposto a suspender a greve. “O bancário não entrou em greve porque quis, mas sim para se defender. Quem o empurrou para a greve foi o Governo Federal e os bancos”, diz. Para ele, a greve é uma conquista não só dos bancários, mas de toda a classe trabalhadora. “Estamos em greve desde o dia 27 de setembro e sempre defendemos a negociação na mesa e não nos tribunais. Com isso, conseguimos que os bancos aprovassem propostas que são verdadeiros avanços. Acredito que, nesses quase 30 dias, chegamos ao limite do que o movimento poderia conseguir”.

Por meio de nota, o presidente do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, defendeu o fim da greve. “As novas propostas são resultado de um intenso processo de mobilização e negociação, que é o caminho que sempre defendemos, sem interferência de atores externos, para que os trabalhadores possam consolidar e avançara nas suas conquistas”.

Propostas

A proposta prevê reajuste salarial de 9%, que inclui a inflação dos últimos 12 meses até setembro último mais 1,5% de aumento real, além de outras melhorias financeiras. Na reunião também foi proposta a valorização do piso com correção de 12%. Com isso, ele passará para R$ 1.400 (aumento real de 4,3%). Ficou acertada ainda uma elevação do percentual para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Serviço

Assembleia Geral dos bancários

Data: Segunda-feira (17/10)
Hora: a partir das 19h
Local: Sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro)

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Agência Brasil e do SEEB/CE)