PCdoB de São Luís continua discutindo eleições na capital

A um ano das eleições, o PCdoB de São Luís vai continuar estabelecendo diálogo entre os partidos da oposição no estado para viabilizar uma aliança, visando as eleições de 2012 e 2014. A intenção é estar em permanente contato com PSB, PPS, PTC, PDT, PP, PT, PRTB e PSOL até a consolidação das parcerias.

13ª Conferência Municipal de São Luís

Depois da 13ª Conferência Municipal do PCdoB, em que ficou decidido que o partido continuará conversando com os demais partidos em busca de soluções acertadas para o projeto eleitoral de oposição, o partido deverá intensificar as relações com os demais partidos de oposição para decidir que rumo tomar nas próximas eleições.

No discurso da solenidade de abertura da Conferência, Flávio Dino (PCdoB) disse que é o pré-candidato do partido, mas afirmou que o candidato oficial do grupo de oposição (que reúne todas as demais siglas) será decidido a partir da melhor estratégia que vise tanto as eleições em São Luís quanto as disputas estaduais daqui a três anos.

No entanto, há outros bons nomes que estão sendo estudados pela sigla para participar da disputa pela prefeitura da capital. Segundo o presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Márcio Jerry, durante o mês de novembro serão feitos ciclos de debate entre o partido e movimentos sociais. “Manteremos nestas mesas o nome do Flávio Dino como opção para a disputa municipal, mas não o imporemos como o único possível; há outros bons nomes, em novembro realizaremos um seminário sobre ‘um programa de governo para São Luís’.”

“E daqui saímos com decisões: que o PCdoB tem pré-candidato a prefeito e reafirmar que manteremos o diálogo com todos os partidos,” adiantou Flávio Dino, durante a Conferência. Para ele, o que se combate não são nomes, mas formas arcaicas de fazer política. “Roseana Sarney e João Castelo caminham para o mesmo lugar. É hora de fazer a travessia, de dar o passo a diante,” analisou.

Para o presidente do Comitê Municipal, Márcio Jerry, continuar com um bom diálogo com os demais partidos é importante para que haja união efetiva da oposição nas duas próximas eleições. “São todos partidos que têm projetos políticos à esquerda e discordam do modelo político que impera hoje no estado,” explicou Márcio.

Dirigente discute eleições em rádio maranhense

Em entrevista a uma emissora de rádio ontem(18) pela manhã o presidente do PcdoB São Luis, Márcio Jerry, reafirmou que o partido apresentará para o debate com a sociedade o nome de Flávio Dino como pré-candidato a prefeito municipal. A decisão, informou, foi aprovada na 13ª Conferência Municipal do PCdoB realizada dias 7 e 8 deste mês.

O dirigente partidário fez a ressalva, contudo, de que a “decisão do partido não significa uma imposição às outras forças políticas nem tampouco que Flávio Dino seja a única alternativa de nome para unir a oposição nas eleições de 2012”. Ele citou os nomes de Eliziane Gama(PPS), Bira do Pindaré(PT), Edvaldo Holanda Júnior(PTC), Tadeu Palácio(PP) e Roberto Rocha(PSB) como candidatos viáveis para representar o campo oposicionista “a Castelo e a Roseana Sarney”.

Para Márcio Jerry não há fundamento na tese levantada por aliados de Castelo de que uma eventual candidatura de Flávio Dino interesse ao grupo Sarney. “Isso não tem o menor cabimento. O nome da oligarquia para a disputa já foi lançado e será mantido”, afirmou. Além disso, frisou, “uma eventual candidatura de Flávio Dino será a representação autêntica de uma postura antisarneysista, a exemplo do que ocorreu em 2010 na disputa pelo governo do estado”.