Golpistas tomam Sirte a dizem ter matado Kadafi
Integrantes do autoproclamado Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia anunciaram, nesta quinta (20), a tomada de Sirte, cidade natal do presidente Muamar Kadafi, onde persistiam tiroteios esporádicos e grande confusão. O grupo declarou também que o líder líbio teria sido capturado e morto. Os Estados Unidos e a Otan ainda não confirmam a informação.
Publicado 20/10/2011 12:31
O último bastião de Kadafi, ao oriente de Trípoli, caiu em mãos insurgentes pouco antes do meio-dia, quase dois meses após da saída do líder líbio da capital, tomada por forças do CNT.
Segundo os golpistas, que buscavam o controle de Sirte há semanas, a batalha final durou 90 minutos nesta quinta-feira. A informação foi confirmada pelo coronel Yunus al-Abdali, chefe das operações na parte oriental da cidade. “Sirte foi libertada. Não há mais forças de Kadafi”, afirmou, de acordo com a agência Reuters.
Os insurgentes içaram bandeiras tricolores (verde, preta e vermelho) da época monárquica em edifícios e postes do alambrado público e painéis publicitários.
Imagens ao vivo veiculas pelos canais Al Jazeera e Al Arabiya mostraram efetivos disparando ao ar de forma anárquica com fuzis de assalto e metralhadoras, para anunciar a conclusão do várias vezes anunciado "ataque final" – no qual foi decisivo o apoio da Otan.
Segundo repórteres no local, escutou-se o sobrevoo de aviões militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte, os mesmos utilizados para bombardear, durante meses, instalações civis e militares a fim de submeter os seguidores de Kadafi.
Kadafi
Após a tomada de Sirte, as agências de notícias duvulgaram que o CNT anunciava a captura de Muamar Kadafi – em local desconhecido deste a tomada de Trípoli. Segundo os golpistas, ele estaria ferido em ambas as pernas e teria sido levado a um hospital "criticamente ferido".
Logo em seguida, começou a circular a informação de que Kadafi estaria morto. A AFP chegou a divulgar uma foto tirada com um celular de uma pessoa ensaguentada que, supostamente, seria o líder.
Os EUA e Otan, contudo, não confirmaram a informação."Nós anunciamos ao mundo que Kadhafi foi morto pelas mãos da revolução", declarou o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga.
O comandante Abdel Basit Haroun, também do CNT, afirmou que o líder foi morto em um ataque aéreo da Otan a um comboio que tentava deixar Sirte. Outras fontes, como o Conselho Militar de Misrata e o líder Abdel Majid, contudo, apenas afirmam que Kadafi estaria ferido.
Já o site de uma televisão pró-Kadafi, a Al-Libya, negou "a captura ou a morte" do líder deposto. "As informações espalhadas pelos lacaios da Otan sobre a captura ou a morte do irmão dirigente Muammar Gaddafi não têm fundamento", indicou a televisão, afirmando que ele goza de "bom estado de saúde".
A Otan disse que está checando os relatos sobre suposta captura de Kadafi e que ainda não confirma as informações. O governo dos Estados Unidos também informou que ainda não tem condições de confirmar a notícia.
Com agências