Sem categoria

Procuradoria pede investigação de denúncias; Orlando apoia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, nesta sexta (21), a abertura de inquérito para apurar denúncias de desvio de verbas do Programa Segundo Tempo publicadas pela revista Veja. As acusações envolvem o ministro do Esporte, Orlando Silva, que, por iniciativa própria, já tinha solicitado que a Polícia Federal e a Procuradoria investigassem o assunto.

Todas as acusações de desvio daos recursos do Programa Segundo Tempo, publicadas iniciamente pela revista Veja, foram feitas pelo soldado da Polícia Militar do Distrito Federal, João Dias Ferreira, que até agora não apresentou as provas que diz possuir. Ferreira responde por fraudes nos convênios de sua ONG com o governo federal, firmados em 2005 e 2006.

No pedido de abertura de inquérito, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também solicita que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) remeta ao Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito que investiga a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, no mesmo suposto esquema de corrupção. Gurgel disse, esta semana, que existe uma "relação muito intensa entre os fatos".

A PGR informou que não irá divulgar detalhes sobre o pedido de abertura de inquérito, e que o STF poderá fazê-lo se desejar. O relator do pedido de abertura de inquérito, que ainda não foi definido, irá avaliar se há indícios mínimos para iniciar uma investigação.

Desde que surgiram as acusações, Orlando tem dito que ele mesmo irá até o "último recurso judicial que exista para defender minha honra e, se possível, prender esses caluniadores", rechaçando as denúncias. Ele próprio se ofereceu para prestar esclarecimentos na Câmara e no Senado, onde já participou de audiências públicas.

Também já tinha solicitado à Polícia Federal e à Procuradoria a apuração dos fatos e, para colaborar com os trabalhos, abriu seus sigilos bancário, fiscal e telefônico aos órgão competentes.

Com agências