Documentário mostra trajetória dos índios Jenipapo – Kanindé

A etnia Jenipapo – Kanindé, localizada às margens da Lagoa Encantada no município de Aquiraz, possui uma população estimada em 290 índios. A comunidade tem uma trajetória marcada por massacres no passado e ameaças à autonomia no presente. "Os Cabeludos da Lagoa Encantada", como é tradicionalmente conhecido, é um povo sofrido e a essência de sua cultura fragilizada e desvalorizada.

A memorização da sua própria historicidade, das lutas e resistências está “gravada” nos mitos e lendas, que fazem parte do apanágio simbólico popular: a Mãe D'água, seu canto e encantos; o Morro do Urubu, que encobre um templo sagrado; e o Toré, a dança comunitária que resgata a energia terrestre e vital. A oralidade presente nessas lendas, cantos e rituais evidenciam seu modo índio de viver, sua identidade, e seu agir.

Para transformar em imagem parte dessa oralidade, será lançado, na próxima sexta-feira (28/10), um documentário sobre "Os Cabeludos da Lagoa Encantada". "Não fomos às aldeias realizar o trabalho. Os próprios jovens indígenas fizeram as entrevistas, coletaram e organizaram todos os dados. Apenas os orientamos e sistematizamos as informações. Esse é o diferencial do projeto", afirma o diretor Sinval Diógenes.

No lançamento do documentário, os índios terão a oportunidade de ter em sua aldeia, pela primeira vez, a projeção de um vídeo cujos personagens principais serão eles próprios.

Serviço

Documentário "Os Cabeludos da Lagoa Encantada"

Data: 28/10 (sexta-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Escola de Ensino Diferenciado da Tribo Jenipapi- Kanindé, no Iguape
Como chegar: antes da entrada da Praia do Presídio, entra a direita, depois segue sempre entrando à esquerda.
Entrada: um brinquedo

Fonte: Armazém de Ideias