Sem categoria

Audiência pública no ES aprova fim do bloqueio econômico a Cuba

Uma audiência pública realizada nesta segunda feira (24) na Câmara de Vitória (ES) aprovou o fim do bloqueio econômico imposto a Cuba pelos Estados Unidos e a exigência da libertação imediata dos patriotas cubanos condenados e presos naquele país.

A sessão foi convocada pelo vereador comunista, Namy Chequer, e contou com as presenças do Conselheiro Político da embaixada de Cuba, Rafael Hidalgo, da presidente do Cebrapaz, Socorro Gomes, João José Sana, secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória e Homero Junger Mafra, presidente da OAB-ES.

Militantes de diversos partidos e movimentos compareceram ao evento para manifestar solidariedade ao povo cubano, às vésperas da votação na ONU da 21ª moção buscando a abolição do bloqueio criminoso, realizada na terça-feira (25).

Um dos oradores mais aplaudidos foi o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, amigo daquele país – visitado por ele por mais de vinte vezes -, que relatou providências que articula junto ao Conselho Federal da entidade, no sentido de denunciar, em âmbito continental, a condenação ilegal dos cubanos presos pela polícia estadunidense.

Rafael Hidalgo agradeceu o apoio de todos e definiu a revolução cubana como uma obra com êxitos e interrogações, calcada na busca de justiça. “Não vamos permitir retrocessos nos nossos índices sociais”, disse ele. “O bloqueio econômico é imoral, genocida e injusto. Mas não vamos ceder, jamais, sob pressão dos EUA”.

Ao final do ato foi aprovada uma Moção exigindo o fim do bloqueio estadunidense à ilha, bem como a libertação dos cinco heróis cubanos encarcerados nos EUA.

Solidariedade de Casagrande e Coser

Antes da sessão na Câmara Municipal, Rafael Hidalgo, Socorro Gomes e o vereador Namy Chequer estiveram com o prefeito de Vitória, João Coser (PT), e com o governador capixaba, Renato Casagrande (PSB), em audiências separadas. De ambos o representante cubano recebeu inteira solidariedade na luta contra o embargo e pela liberdade dos patriotas presos. Os governantes também manifestaram interesse na construção de relações culturais e econômicas com o Espírito Santo.

O representante cubano mostrou-se particularmente interessado em conhecer as experiências brasileiras no campo do empreendedorismo das micro e pequenas empresas com as quais trabalha a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae). O prefeito Coser dispõe de um destacado domínio neste assunto porque, quando deputado estadual e federal se dedicou à luta pela criação de uma legislação de proteção à esta atividade produtiva.

Socorro Gomes fez às duas autoridades uma apresentação das atividades e do papel do Cebrapaz em um mundo ameaçado por guerras imperialistas. A exposição encontrou grande receptividade, tanto pela justeza das avaliações feitas sobre cenário internacional, como pelo prestígio que a combativa paraense desfruta junto aos dois líderes capixabas, contemporâneos e conhecedores da ação desenvolvida por Socorro Gomes na Câmara dos Deputados por quatro mandatos.

Moção aprovada na Audiência Pública

As lideranças reunidas na Câmara Municipal de Vitória, em 24 de outubro de 2011 exigem o imediato levantamento do bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América ao povo cubano, que vem afrontando as leis internacionais e a vida de 11 milhões de cubanos nos últimos 50 anos. Consideramos tal bloqueio a mais injusta, antiga e duradoura ação belicosa de um Estado em relação a outro.

Exigimos também, a liberação dos cinco heróis, da luta antiterrorista, Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hermández, Ramón Labanino e René González, presos injustamente naquele país há mais de treze anos.

Assinam a moção os vereadores Namy Chequer (PCdoB) e Eliezer Tavares (PT), os comitês estadual e municipal da capital do PCdoB, os diretórios estadual do PSB e municipal do PT, além das entidades OAB-ES, Cebrapaz, UJS, UBM, Ubes, Unegro, SEEB/ES, Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), Projeto Casa Verde, Sigmates e Círculo Palmarino.

Da assessoria do vereador Namy Chequer, Marcelo Zumerle