Sem categoria

Petrobras reajusta preço da gasolina mas consumidor não sentirá

A Petrobras vai reajustar, a partir de terça-feira (1º), os preços da gasolina e do diesel vendidos nas refinarias. No entanto, por conta de uma manobra do governo, os reajustes não chegarão ao bolso do consumidor final.

Isso porque o aumento não afetará o preço final do produto. A companhia estatal anunciou o aumento logo após o Ministério da Fazenda divulgar a redução das alíquotas da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que incide sobre a gasolina e o óleo diesel, nas refinarias, a partir da mesma data. Mas, antes da incidência da tributação, o valor da gasolina terá alta de 10%.
Já o diesel será reajustado em 2%.

Desde maio de 2009 a estatal não aumentava os seus preços. A manobra do governo permite que a Petrobras reverta os prejuízos que vem obtendo com a área de combustíveis sem que isso represente impacto no bolso do consumidor.

O presidente do Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, confirmou que, para os postos, não haverá nenhuma alteração e o preço final permanecerá o mesmo.

Já o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, calcula que o não repasse do aumento do preço do petróleo para a gasolina, já somem um prejuízo de R$ 4 bilhões para a Petrobras neste ano.

Fonte: Folha de S. Paulo