Sem categoria

Paraguai assume temporariamente a Unasul

O Paraguai assumiu a presidência temporária da União das Nações Sul-americanas (Unasul), que ficou um ano com o Estado da Guiana. Em uma reunião de meia hora ocorrida ontem em Assunção, durante a 21ª Cúpula Ibero-americana, o primeiro-ministro guianês, Samuel Archibal Hinds, entregou formalmente a liderança do bloco regional ao seu homólogo paraguaio, Fernando Lugo.

O mandatário do Paraguai afirmou que pretende "impulsionar este processo de integração", dando destaque para o campo energético e "seu efetivo aproveitamento" como um ponto "prioritário para o desenvolvimento regional".

Lugo destacou que a Unasul foi formada como um espaço de diálogo direto entre os países da América do Sul, sem intermediação das grandes potências.

Ele pediu "a plena colaboração de todos os governos" para tornar este projeto efetivo e requereu aos mesmos que permitam o livre trânsito da energia, um preço justo por ela, entre outros.

O presidente paraguaio também destacou que pretende trabalhar no campo da saúde e pelo fortalecimento do Conselho de Defesa Sul-americano, com compromisso em elaborar o regulamento do setor na região.

Fonte: Ansa