Sem categoria

Transformar o Estado para transformar a sociedade, diz Maduro

É impossível pensar em um desenvolvimento econômico e social pleno de nossas sociedades se o centro de decisão e comando das políticas a aplicar não está em nossos países, afirmou o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro durante a cúpula Ibero-americana que teve lugar no Paraguai.

O chefe da diplomacia da Venezuela encabeçou a delegação desse país que assistiu à 21ª edição da Cúpula Ibero-americana.

Em seu discurso, Maduro referiu-se ao tema central do encontro, Transformação do Estado e Desenvolvimento, e assinalou a necessidade de transformar o estado para transformar a sociedade.

No caso da Venezuela, o presidente Hugo Chávez, ainda no ano 1999, "convocou, invocou e ativou" o poder constituinte originário como método para iniciar um profundo processo de transformação do Estado em função da transformação da sociedade, assinalou o ministro.

Nesse caminho, abriu-se um debate público pela primeira vez em nossa história e elaborou-se uma constituição que se discutiu com todo o povo, explicou.

E foi o povo com seu voto – sublinhou -, quem decidiu o projeto constitucional que se converteu em guia para uma refundação e uma transformação progressista do Estado venezuelano.

"Esse processo está vivo, está ativo", afirmou Maduro, e precisou que em 12 anos se efetuaram 16 processos eleitorais para consultar a população sobre diversos aspectos: seis referendos de diversos signos e eleições desde locais até presidenciais.

Na opinião do chanceler venezuelano, há grandes objetivos nesse Estado e um deles é garantir a independência e a soberania plena de nossos países.

"É impossível pensar na possibilidade de desenvolvimento econômico e social sem que o centro da decisão esteja em nossos países. O primeiro objetivo da Venezuela foi recuperar a independência plena no [âmbito] político, além da reconquista da soberania e o desenvolvimento soberano dos recursos, principalmente no petróleo", analisou.

O primeiro objetivo a propor-se então por este poder constituinte originário e pelo processo de refundação do Estado foi "recuperar a independência plena no plano político", assinalou Maduro. O segundo objetivo, acrescentou, é a reconquista da soberania e o desenvolvimento soberano dos recursos naturais, fundamentalmente o petróleo.

De modo que uma das tarefas fundamentais do Estado em construção na Venezuela é "construir um estado forte, com capacidade para defender nosso país, assim como a proteção desses recursos naturais, sublinhou o chanceler venezuelano.

Ele ainda declarou que para colocar em prática a transformação do Estado deve-se levar em consideração a mudança da sociedade que "sofre a injustiça e a exploração dos velhos e novos impérios, que converteram a desigualdade em seu centro de operações".

Para o chaceler da Venezuela "não é segredo para ninguém que as ações militares dos grandes países, caso concreto da Líbia e do Iraque, têm apenas um objetivo: se apoderar do petróleo".

Com agências