IFCE: Equipamento facilitará leitura em braile

A possibilidade de ler qualquer coisa continua sendo um sonho para muitos deficientes visuais. Uma equipe de professores do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) juntamente com a empresa incubada AED Tecnologia, está prestes a tornar isso muito mais fácil e acessível. O grupo está desenvolvendo um equipamento capaz de permitir aos deficientes visuais a leitura de documentos impresso ou digitalizados, bem como a escrita de documentos, utilizando uma ou mais células braile.

O Projeto Portáctil, que está sendo financiado pelo MEC desde 2010 após o reitor do IFCE Cláudio Ricardo Gomes de Lima ter apresentado a ideia ao ministro da Educação Fernando Haddad, ainda possui função de sintetização de voz, permitindo a leitura aos que não dominam a linguagem braile. Coordenado pelo Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação, o projeto tem à frente o professor Anaxágoras Maia Girão, também coordenador geral do Portáctil.

De acordo com o professor Elias Teodoro Júnior, integrante da equipe que desenvolve o projeto, o processo é construído da seguinte maneira: a imagem impressa é capturada pela câmera do tablet com ajuda de um software. Em seguida, é usado um OCR (Optical Character Recognition) para obter o texto a partir da imagem. Finalmente, o texto é enviado para a célula braile, dando ao usuário total controle de navegação sobre o texto exibido nessa modalidade de linguagem.

Elias Teodoro ainda lembra que o equipamento se comunica com o tablet via bluetooth, o que permite que, na ausência do tablet, possa ser usado num celular do tipo smartphone. De acordo com o professor, a iniciativa tem como objetivo assegurar a inclusão de deficientes visuais na modernidade da educação. “Atualmente, temos pouca literatura em braile e a um custo muito alto. Esse equipamento possibilitará a leitura de qualquer documento, aumentando significativamente as possibilidades para essas pessoas”.

Outra vantagem é a possibilidade de armazenar várias obras em equipamentos pequenos e portáteis como o tablet e o celular. O Projeto Portáctil, que já tem patente depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), estará totalmente concluído em dezembro deste ano e, como se trata de uma pesquisa encomendada pelo MEC, a partir de 2012, o ministério poderá contratar empresas fabricantes para comercializar o equipamento.

Fonte: IFCE