Sem categoria

Venezuela deve receber ouro expatriado até fim do mês

O governo da Venezuela espera concluir os protocolos correspondentes com o Banco da Inglaterra nos próximos dias para dar início à repatriação das reservas de ouro que o país tem no exterior, asseguraram fontes oficiais venezuelanas.

"O que sabemos é que antes do final do mês de novembro o ouro deverá estar aos cofres do Banco Central da Venezuela", disseram, acrescentando que o organismo tem capacidade técnica e logística para guardar o metal precioso.

As fontes, que não quiseram se identificar, destacaram que a operação de transferência do ouro será realizada "sob medidas de segurança estritas" do aeroporto internacional de Maiquetía, localizado a cerca de 20 quilômetros de Caracas, até a sede do banco.

A "logística está pronta mas por razões de segurança não é possível adiantar a data na qual será feito o traslado", concluíram as fontes oficiais venezuelanas.

O país possui cerca de US$ 11 bilhões (cerca de R$ 18,5 bilhões) em reservas de ouro que estão depositadas principalmente no Reino Unido – onde está guardada aproximadamente 80% da soma -, na Suíça, nos Estados Unidos, no Canadá e na França.

O presidente Hugo Chávez determinou, em agosto deste ano, a repatriação desta quantia como parte de uma política de "ações de soberania" diante da crise econômica e financeira que afeta os Estados Unidos e a Europa atualmente.

Ele também anunciou na ocasião que iria nacionalizar a exploração do metal e de todas as atividades ligadas a este tipo de extração na Venezuela.

Com Ansa