Setre participa da Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil

A 3ª Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil, que vai percorrer, a partir desta quinta-feira (3/11), o Território de Identidade da Bacia do Paramirim, terá a participação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre -BA). A ação mostra o esforço do governo do Estado no enfrentamento ao trabalho infantil, um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

O objetivo da 3ª Caravana é mobilizar os municípios de Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Rio do Pires, Tanque Novo e Paramirim para o enfrentamento ao trabalho infantil, fomentar a discussão sobre a temática, fortalecendo a rede de proteção à criança e ao adolescente, e preparar o caminho para ações futuras que vão envolver, efetivamente, gestores municipais e a sociedade civil organizada. Hoje, a Bahia detém um percentual de 11,4% do total de crianças trabalhando no país, o que significa 486 mil trabalhadores infantis.

O grupo, que segue nesta quinta-feira com a presença da técnica Maria das Graças, da Coordenação de Relações do Trabalho e Documentação da Setre (Cortrad), vai percorrer mais de mil quilômetros, a partir de Salvador. A caravana passará pelos municípios realizando atividades de mobilização com panfletagem e atividades recreativas. Ao final de cada visita, será realizada uma reunião técnica.

Parceria

A Setre participa da caravana como um dos parceiros da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), que articula as ações com apoio do Comitê Estadual do Pacto Um Mundo Para a Criança e o Adolescente do Semiárido, Voluntarias Sociais da Bahia, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Associação dos Magistrados do Trabalho, Unicef, Uneb, Ufba, entre outras instituições.

O encerramento da ação será no dia 11, às 14 h, no Centro de Cultura de Macaúbas, sede do território de identidade, quando haverá o seminário final, com a participação de lideranças políticas, comunitárias, representantes dos governos federal, estadual, municipal, poder judiciário e a sociedade civil organizada.

Fonte: Secom Bahia.