XVII Cientec abre as portas da Universidade para a comunidade

 

Com o objetivo de possibilitar uma ampla reflexão sobre as condições de sustentabilidade e as alternativas para a construção de relações harmônicas entre os seres humanos e seu ambiente natural, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, entre os dias 17 e 21 de outubro, a XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). Com o tema "Inovação para o Desenvolvimento Sustentável", a Mostra foi organizada em pavilhões, apresentando os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais.

A coordenadora geral da Cientec, professora Rita Luzia, explica que, além de prestar uma homenagem ao ano internacional da Química, o tema foi escolhido em comemoração ao ano da floresta. "Nada melhor que aliar a tecnologia, a química, com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente".

Marcada pela diversidade de expressões, a Mostra abrigou exposições interativas transdisciplinares: Saúde e Meio Ambiente, Educação e Cidadania, Ciência e Tecnologia, e Cultura e Extensão.

Nos estandes, alunos de escolas públicas e particulares dividiram o espaço de conhecimento com a Universidade e fizeram experimentos para que os visitantes pudessem ver a importância dos conceitos de sala para o cotidiano. Esse foi o papel da estudante Ana Beatriz de Sá, 8 anos, que mostrou na prática tudo que aprendeu sobre a permeabilidade dos solos. “É uma experiência importante, porque possibilita aprendermos ensinando”, avalia.

      

    Estudantes do 3º ano do ensino fundamental experimentam o que aprenderam em sala
Para a professora Érica Sabino, “por se tratar de um evento em que a Ciências é o foco, os alunos podem experimentar tudo o que viu em sala”, e ressalta a importância dos “estudantes se perceberem como agente do aprendizado”.

É o caso de Daniel Borges, aluno do 3º ano do ensino fundamental, que acredita que espaços como esse são importantes para a divulgação da matéria que mais gosta de estudar. "Eu gosto de Ciências, e esta é uma oportunidade de ensinar aos outros o que aprendi ".

Além da exposição dos trabalhos, crianças, jovens, adultos idosos, artistas, professores e estudantes que visitaram a Cientec também puderam acompanhar shows e apresentações no anfiteatro, na capela, no corredor cultural e no Circo da Luz. A programação cultural se estendeu pelo campus e contou com a apresentação de uma grande quantidade de espetáculos de dança, música, corais e cinema. .