Pesquisa mapeia hábitos de acesso à informação dos comunistas

Os integrantes do PCdoB presentes à Conferência do PCdoB na Bahia, maior evento interno do partido no estado, que acontece neste sábado e domingo (5 e 6/11), no Hotel Fiesta, em Salvador, vão responder a uma pesquisa sobre os meios e formas de acesso à informação e produção de conteúdo. O objetivo do questionário, que será aplicado durante todo o evento, é conhecer melhor os hábitos de informação dos filiados e filiadas, para poder planejar melhor as ações de comunicação e formação do PCdoB.

A pesquisa é uma ação conjunta das secretarias de Comunicação e de Formação e Propaganda e traz perguntas que envolvem a escolaridade, o tipo de mídia que o filiado ou filiada mais utiliza para se informar, como, quando, onde e com qual objetivo acessa a internet, se tem acesso a banda larga, dentre outros pontos. Os entrevistados vão responder sobre o Portal Vermelho, que aloja o site do PCdoB, e se têm acesso aos outros veículos de comunicação do partido, como o boletim do secretariado estadual “A Semaninha” e se utilizam o jornal Classe Operária nas áreas de estruturação partidária.
O questionário foi elaborado pela professora Ilka Bichara que integra a direção estadual do PCdoB . “As questões estão voltadas para o objetivo de conhecer como a militância se informa, o quanto acessa a internet, que livros e revistas lêem, se acessa banda larga e as redes sociais. O objetivo é formar um banco de dados para ajudar no planejamento das ações de comunicação e formação do partido”, informa Ilka que é integrante também da Comissão Estadual de Formação e Propaganda.

Ilka informa ainda que os dados serão tabulados e ajudarão muito no processo de formação da militância. “A gente também vai perguntar o que já leu, que cursos já fez. O acesso a estas informações é muito importante para nós, pois, a partir dos dados sobre acesso à banda larga, por exemplo, a Secretaria de Formação pode saber se é viável fazer algum curso a distância, se terá público para este tipo de investimento”, acrescentou.

A secretária de Comunicação do PCdoB-BA, Julieta Palmeira, considera que a pesquisa permitirá a elaboração de um plano de comunicação mais eficaz e poderá esclarecer sobre a comunicação intra-partidária. Na área da comunicação, os dados serão utilizados para analisar o alcance das ações de informação e propaganda no âmbito da militância do PCdoB e a difusão das idéias do partido. “A nossa prioridade é a difusão do programa do partido, mas como isso está ocorrendo é o que queremos saber. O acesso à página do Vermelho, nacional e ao caderno baiano desse portal, e os conteúdos de maior interesse da militância fazem parte também do questionário”, declarou Julieta.

De Salvador,
Eliane Costa