Integrantes do PC da China participam da Conferência da Bahia
O ministro Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e a segunda secretária, Zhou Yougmei, integrantes do Partido Comunista da China, visitaram na manhã deste domingo (6/11) a Conferência Estadual do PCdoB na Bahia. Os dois foram convidados pelo diretor presidente da Agência Nacional do Petróleo e dirigente Nacional do PCdoB, Haroldo Lima.
Publicado 06/11/2011 20:43 | Editado 04/03/2020 16:18
Zhou Yougmei saudou a Conferência, falando da satisfação de participar de uma reunião do PCdoB na Bahia, onde está para participar de encontros comerciais. Ele destacou também das ações desenvolvidas pelo governo chinês para melhorar a vida da população de seu país. “Observamos experiências históricas combinadas com o marxismo e o leninismo, com os ensinamentos de Mao Tse Tung encontramos o caminho de uma China modestamente próspera. Tiramos 500 milhões da pobreza e estamos construindo agora uma sociedade harmoniosa de construção cultural e social”, disse.
Participação no debate
A manhã de domingo foi marcada ainda pelo intenso debate. Durante todo o período, 47 delegados e delegadas usaram o microfone para expor suas idéias e contribuindo para o documento final da Conferência. Foi neste espaço, que o coordenador do Coletivo Nacional de Cultura do PCdoB convocou os comunistas a participar da frente e do 2º Encontro Estadual de Cultura da Bahia, que acontece no dia 19 de novembro, em Salvador.
A secretária Estadual de Comunicação, Julieta Palmeira, também usou o espaço para falar da importância dos comunistas participarem da luta pela democratização da midia “A democratização da mídia não pode ser apenas uma bandeira para os comunistas, precisa ser uma militância, uma luta, para que se possa garantir a comunicação, como um direito humano”, disse.
De Salvador,
Eliane Costa