Sem categoria

Conferência de Segurança Alimentar tem abertura oficial

Aconteceu, no início da noite desta segunda-feira (7), a abertura da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Salvador (BA), promovida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), do ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A ministra, Tereza Campello, é uma das participantes do evento, que acontecerá até quinta-feira (10),no Centro de Convenções da Bahia.

Outras personalidades presentes foram o ex-ministro José Graziano da Silva, atual diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), e o governador da Bahia Jaques Wagner (PT).

"Esse encontro vem coroar o processo de construção de uma política sistêmica que, a exemplo do SUS (Sistema Único de Saúde), nasce de um pacto nacional entre estados, municípios e governo federal", afirmou José de Ribamar, conselheiro nacional do Consea, instantes antes da abertura da conferência.

Participação internacional

A quarta edição da conferência recebeu grande procura de participantes internacionais. Segundo levantamento preliminar do Consea, 110 pessoas de outros países pediram inscrição – um recorde dentre as conferências já realizadas. Destaque para a presença da Frente Parlamentar Contra a Fome na América Latina e Caribe.

Haverá uma oficina internacional que permitirá aos convidados debaterem os marcos estratégicos globais, além de discutirem estratégias na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e  articulação na cooperação técnica e humanitária no tema e prepará-los para a 4ª Conferência.

A vinda dos participantes conta com apoio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o International Food Security Network (IFSN), a ONG Oxfam International, além do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O evento também é promovido pela organização não-governamental internacional ActionAid.

Confira a programação completa:

2º dia – 8 de novembro de 2011 (terça-feira)

14h30 às 18h30
Painel – Eixos 2 e 3 – Sistema, Política e Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Debate

12h30 às 14h30 Almoço

8h30 às 12h30
Painel – Eixo 1 – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar

Debate

18h30 às 20h30
Atividades integradoras

3º dia – 9 de novembro de 2011 (quarta-feira)

8h30 às 12h30
Trabalho em grupo – aproximadamente 60 participantes cada

Grupos 1 ao 10 – Eixo 1 – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alientação adequada e saudável e da soberania alimentar

Grupos 11 ao 20 – Eixo 2 – Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Grupos 21 ao 30 – Eixo 3 – Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

12h30 às 14h30 Almoço

14h30 às 16h
Finalização dos trabalhos de grupo

16h30 às 18h30
Votação das moções
Auditório principal

19h
Atividade Cultural – Bahia Café

4º dia – 10 de novembro de 2011 (quinta-feira)

8h30 às 12h30
Subplenárias (votação de proposições)
1 – Subplenária Eixo 1 – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar
2 – Subplenária Eixo 2 – Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
3 – Subplenária Eixo 3 – Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

12h30 às 14h30 Almoço

14h30 às 15h30
Informe da síntese das subplenárias
Auditório principal

15h30 às 18h
Declaração política – apresentação e votação
Auditório principal

18h às 18h30
Encerramento

Auditório principal

Da Redação do Vermelho