Salvador sedia 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

Representantes de governos e da sociedade civil de todos os estados discutem durante três dias, na Bahia, a implementação de políticas públicas de garantias à alimentação adequada para milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza. O debate, iniciado nesta segunda-feira (7/11), no Centro de Convenções, em Salvador, é realizado durante a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos, que acontece até quinta-feira.

A abertura do evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do governador Jaques Wagner, de secretários de Estado e prefeitos baianos e de outros estados do Brasil. Além de representantes indígenas, de agricultores familiares, ONGs, movimentos sociais, entidades religiosas entre outros. Representantes de países da América do Sul e da África também participam do evento para conhecer a experiência brasileira no setor.

Um dos objetivos da conferência é promover a soberania e segurança alimentar, por meio da implementação da política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas esferas de governo e com a participação da sociedade. A escolha da Bahia para sediar o encontro está associada ao processo de implementação do Sisan e de implantação de programas que contribuíram para a promoção da segurança alimentar.

Segundo o secretário baiano de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, milhões de brasileiros foram retirados da fome por meio das ações desenvolvidas pelos estados. Outro resultado positivo, segundo o Ipea, é a retirada de 970 mil baianos da condição de pobreza.

Entre as ações que contribuem para assegurar a alimentação adequada estão a inclusão de 268 mil famílias no Programa Bolsa Família, incentivo à agricultura familiar, apoio a 1.097 projetos comunitários de geração de renda, beneficiando 105 mil famílias em 344 municípios, entre 2007 e 2010, por meio do programa Produzir, e elaboração da Política Estadual de Alimentação e Nutrição.

Combate à pobreza

A ministra Tereza Campello afirmou que em todo Brasil estão sendo realizadas ações em diversas áreas (educação, meio ambiente, saúde, desenvolvimento social) a fim de dar segurança alimentar e nutricional. De acordo com ela, mais de 28 milhões de brasileiros já saíram da situação de extrema pobreza. Ela explica que a intensificação e o fortalecimento de programas de transferência de renda como o de Aquisição de Alimentos e o Bolsa Família são uma das maneiras de melhorar a vida de mais brasileiros.

Para o ministro Afonso Florence, o acesso à água de qualidade também garante uma alimentação saudável. Ele deu como exemplo o programa Água para Todos, que já beneficiou mais de 2,8 milhões de baianos.

Durante o evento, o governador assinou termos de compromisso e de adesão ao Sisan, tendo por objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, além de promover o acompanhamento, o monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional. “Organizamos todas as estruturas, como o conselho estadual de segurança alimentar, para dinamizarmos a garantia ao acesso a uma alimentação saudável e de qualidade”, afirmou Jaques Wagner.

Fonte: Secom Bahia.