Sem categoria

Presidente Dilma promove reuniões para garantir aprovação da DRU

Em reunião de coordenação na manhã desta segunda-feira (7), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga até 2015 a vigência da Desvinculação das Receitas da União (DRU). Ela volta a falar no assunto com os líderes da base aliada na Câmara e Senado em reunião na tarde de hoje.

A DRU permite ao governo usar como quiser 20% da arrecadação de tributos federais, recursos da ordem de R$ 62,4 bilhões, que deixará de valer no final deste ano, caso não seja renovada. A DRU garante ainda ao governo usar esses recursos em projetos que considerar prioritários, ou ter esse instrumento para usar no equilíbrio das contas fiscais.

Após reunião com a coordenação, integrado pelo vice-presidente e pelos ministros da Fazenda, da Casa Civil, de Relações Institucionais e da Secretaria Geral, a presidente Dilma se encontra com os líderes da base aliada, na Câmara e no Senado.

Segundo o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, durante a reunião de hoje com o grupo de coordenação, a presidente Dilma reiterou a estratégia do governo brasileiro de manter sob controle as despesas e ampliar os investimentos para resistir à crise financeira internacional.

Ela fez um relato da reunião do G20, da qual participou, semana passada em Cannes, na França, que considerou um "sucesso relativo" considerada por ela “um sucesso relativo”. E enfatizou a importância de manter o controle das despesas, diante de um cenário de turbulência financeira mundial.

Sem influências

Segundo os governistas, o principal desafio do Congresso na votação da DRU é garantir que a votação da PEC não seja influenciada pela insatisfação das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo com o projeto que redistribui os royalties da exploração do petróleo, que foi aprovado no Senado e vai ser analisado na Câmara por uma comissão especial.

O presidente da Câmara Marco Maia, afirma que a DRU não está relacionada à questão dos royalties, “que será tratada dentro da Casa da maneira mais adequada para a democracia". Ele ressaltou que "a DRU é um tema do País”, pelo fato de “dotar o governo federal de condições para continuar implementando os programas sociais e de desenvolvimento da saúde e da infraestrutura”.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que buscará colocar a proposta que prorroga a DRU até 2015 para ser votada pelo Plenário em primeiro turno nesta terça-feira (8). Ele espera que a votação da matéria em segundo turno seja feita no dia 22.

De Brasília
Com agências