PCdoB defende unidade da Frente Popular no Recife

O PCdoB vai iniciar de imediato o diálogo com os demais partidos da Frente Popular no Recife. A decisão foi tomada pela direção municipal do partido no último sábado (5), na reunião que avaliou o cenário político visando às eleições de 2012.

 

A reunião também aprovou moção de solidariedade ao ex-ministro Orlando Silva e elegeu a nova Comissão Política, que tem como presidente o deputado estadual Luciano Siqueira, José Bertotti como vice, Alessandro Freitas assumiu as secretarias de Organização e de Juventude, Isaac Cassimiro é o novo secretário de Finanças, Inamara Mélo ficou à frente das secretárias de Comunicação e de Mulheres, Zelito Passavante assumiu a secretária de Formação, Sybelle Chagas a secretária Sindical, Augusto Semente a secretaria de Movimentos Sociais e Tadeu Lira foi reconduzido à secretaria de Relações Institucionais. Foram eleitos ainda para compor a Comissão Política o vereador Almir Fernando, George Braga, Paulo Dantas, Antonieta Trindade, Glauce Margarida, Silvana Paula, Maksandro Souza, Geraldo Vilar e Clodoaldo Torres.

Veja a íntegra da Resolução da Reunião Plenária do Comitê Municipal do PCdoB:


Manter a unidade da Frente Popular no Recife através do diálogo amplo e propositivoResolução da Reunião Plenária do Comitê Municipal do PCdoB


O Comitê Municipal do PCdoB, eleito na 12ª. Conferência Municipal recém-realizada, reunido em sessão plenária adota a seguinte resolução acerca do atual quadro político-eleitoral do Recife.

1. O PCdoB reafirma a compreensão de que prosseguir o ciclo de transformações em curso desde a primeira gestão do prefeito João Paulo, a partir de 2001, mantém-se como objetivo central da Frente Popular, em consonância com as mudanças que se operam em Pernambuco.

2. Tal objetivo implica necessariamente na união de propósitos e de ação entre os partidos coligados, assim como na elevação do nível de atividade dos movimentos sociais presentes na cena local. Requer também o debate amplo envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade acerca da natureza do desenvolvimento econômico em curso, sob a ótica da distribuição de renda, da valorização do trabalho e da sustentabilidade econômica e ambiental.

3. O PCdoB, que teve participação relevante na eleição do prefeito João da Costa, em 2008, aprova o programa de governo e tem presença ativa na administração, insiste na necessidade de aprimoramento dos procedimentos políticos e administrativos, no interior do governo e da coalizão partidária, visando a conquistar maior capacidade operativa e a dar mais consistência à unidade e à coesão das forças coligadas – fatores decisivos para a satisfação das necessidades e dos anseios da população, a consolidação da atual correlação de forças favorável e à vitória eleitoral em 2012.

4. A gestão administrativa não pode nem deve se deixar contaminar pelo debate eleitoral. Todos os partidos que a apoiam devem zelar para que assim seja. Não obstante, as eleições de outubro vindouro já ocupam lugar de destaque na cena política, ainda que não se tenha instalado o período pré-eleitoral propriamente dito, que antecede as Convenções partidárias (que devem acontecer em junho). Todos os partidos já se dedicam ao assunto, especulando inclusive sobre variadas alternativas táticas.

5. Na presente situação, o PCdoB considera que continua válida a proposição de uma candidatura única a prefeito, porém leva na devida conta as manifestações de partidos aliados sobre que partido possa vir a encabeçar a chapa unitária e sobre outras hipóteses táticas.

6. Nesse sentido, a Comissão Política – órgão executivo do Comitê Municipal – iniciará de imediato diálogo com os demais partidos da Frente Popular sobre o cenário em evolução.

Recife, 5 de novembro de 2011
O Comitê Municipal do PCdoB

Moção de solidariedade ao camarada Orlando Silva, em defesa do PCdoB

O Comitê Municipal, reunido em sessão plenária e interpretando o sentimento unânime da militância comunista no município, manifesta a mais irrestrita solidariedade e a plena e inquebrantável confiança no camarada Orlando Silva, ex-ministro do Esporte.

Orlando Silva tem sido alvo de torpe campanha difamatória movida por parte da grande mídia, que acoberta e representa poderosos interesses conservadores descontentes com os rumos atuais do País, sob o governo Dilma Rousseff, que procura atingir através da tentativa de enfraquecer o papel relevante do Partido Comunista do Brasil na cena política nacional.

Defender a honra pessoal e o caráter revolucionário da militância do camarada Orlando Silva é defender o Partido Comunista do Brasil, destacamento avançado dos trabalhadores e do povo brasileiro, que em quase nove décadas de existência ininterrupta tem se pautado pela coerência com seus princípios fundantes, pela fidelidade à causa do povo e por inquestionável rigor no exercício da gestão pública.

Os comunistas recifenses estão empenhados na ação política e organizativa consequente, com renovado ânimo na luta para colocar o PCdoB à altura dos seus ingentes desafios.

Recife, 5 de novembro de 2011
O Comitê Municipal do PCdoB