Berlim e Paris discutem eliminação de países da Zona do Euro
Berlim e Paris discutem a possibilidade da criação de uma Zona Euro mais restrita e potencialmente menor, com a expulsão de alguns países da moeda única.
Publicado 10/11/2011 14:43
As agências de notícias informam nesta quinta-feira (10) que Alemanha e França já iniciaram discussões informais sobre a reformulação da Zona Euro. A chanceler alemã Angela Merkel nega que tenha falado sobre o tema com Nicolás Sarkozy, o presidente francês.
De acordo com a agência Reuters, que cita fonte da União Europeia não identificada, o plano tem sido discutido apenas no nível "das ideias", não tendo ainda avançado as discussões operacionais ou técnicas.
Berlim e Paris discutem a possibilidade da criação de uma Zona do Euro mais restrita e potencialmente mais pequena, com a retirada de alguns países da moeda única, afirmou fonte da União Europeia.
Citada pela agência Reuters, esta fonte indicou que Paris e Berlim "tiveram nos últimos meses consultas intensas sobre esta questão a todos os níveis". "A verdade é que é necessário criar uma lista dos países que não querem pertencer ao clube e dos que simplesmente não podem fazer parte dele", segundo a mesma fonte.
Estas discussões levantaram a possibilidade de um ou mais países abandonarem o euro,sendo que os restantes continuariam a trabalhar no sentido do aprofundamento da integração econômica, incluindo a política fiscal e tributária.
Com agências