Sem categoria

Estudantes da USP fazem ato e passeata em São Paulo contra PM

Cerca de 500 estudantes estão reunidos em frente à Faculdade de Direto do Largo São Francisco da USP em um ato público para protestar contra a presença da PM na universidade. Os manifestantes também realizam uma passeata pelas ruas do centro da cidade.

Munidos com cartazes, palavras de ordem e até fantasias, os estudantes reivindicam o fim do convênio firmado entre a USP e a PM. Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, se trata de um momento histórico e uma demonstração de força de toda a comunidade acadêmica.

Ele frisou que não cabe na universidade uma polícia que imponha a força. “Não é só uma questão de segurança, mas de democratização do espaço, que é público e expõe uma concepção liberal que vem sendo introduzida na universidade na atual gestão da reitoria”.

Para o presidente da UEE, Alexandre Cherno, “isso vai na contramão da atual política nacional para a juventude. É um momento em que o país avança na questão com políticas e com a aprovação do Estatuto da Juventude”.

Estão presentes na manifestação o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp), a Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), o Diretório Central dos Estudantes da USP (DCE) e movimentos sociais. São esperados políticos e representantes de movimentos sociais que vão discursar no ato. O movimento deve ser encerrado com uma grande assembleia dos estudantes às 18h.

De São Paulo,

por Deborah Moreira