Sem categoria

Na reta final Corinthians e Vasco despontam como favoritos

Faltando apenas quatro rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, depois deste final de semana, a disputa do título ficou cada vez mais polarizada entre o Corinthians e o Vasco. Ambos têm o mesmo número de pontos (61) e se distanciaram dos principais concorrentes. O Fluminense e o Figueirense têm 56, enquanto o Botafogo e o Flamengo estagnaram com 55. O São Paulo, mesmo vencendo na rodada, está fora da disputa.

O grande jogo da rodada foi o clássico carioca, que teve como palco o Engenhão, neste domingo (13). A equipe cruzmaltina venceu por 2 a 0, gols de Felipe Bastos e Dedé. O time sobrou no jogo, dominou durante todo o tempo e esteve a ponto de aplicar uma goleada no rival.
Já no começo do jogo, o craque Felipe limpou a marcação de Renato e bateu de fora da área, no cantinho, obrigando Jefferson a fazer grande defesa.

O Botafogo reagiu e não abriu o marcador devido à defesa de Fernando Prass. O Vasco conseguiu se impor a partir do meio de campo e passou a mandar na partida, sob o comando de Felipe que com maestria acionava o ataque.

Aos 15 minutos do primeiro tempo, o Vaco mostrou organização e força no contra-ataque. Após grande lançamento de Allan, Eder Luis desceu em velocidade e cruzou para o meio pela esquerda. A bola passou por Diego Souza e Rômulo, sobrando limpa para Fellipe Bastos, livre, bater de canhota, colocado, no canto de Jefferson. 1 a 0 Vasco em contra-ataque bem organizado.

Oito minutos depois de abrir o placar, o Vasco puxou mais um contra-ataque. De Diego Souza para Fagner, que, já dentro da área, devolveu para o camisa 10. Livre, ele falhou na finalização e a bola acabou por cima do gol de Jefferson.

O Botafogo exibia falhas gritantes do lado esquerdo. Cortês e Maicosuel tiveram uma atuação apagada e Loco Abreu não via a cor da bola.

Ainda no primeiro tempo, o Vasco desperdiçou uma chance de ampliar o marcador, quando Diego Souza telegrafou um pênalti para o goleiro Jefferson, que pulou adiantado e defendeu. Mas o time botafoguense não chegou a se animar, continuou apático e nada criativo.

No segundo tempo o Vasco continuou melhor e em busca de mais um gol. Logo aos dois minutos, após tabela com Diego Souza, Eder Luis entrou em velocidade pela direita e bateu para boa defesa de Jefferson.

Enquanto isso, o Botafogo errava passes e não conseguia fazer a bola chegar a Loco Abreu.

O Vasco continuava botando pressão. Aos 13 minutos, após cobrança de falta, um lance inacreditável: Dedé desviou e Renato Silva completou para o gol, mas Jefferson, de forma espetacular, salvou a bola em cima da linha e em seguida defendeu novamente para escanteio. Nenhuma imagem mostrou se a bola entrou ou não.

O segundo gol do Vasco foi uma obra de arte, na qual Dedé foi zagueiro, armador e artilheiro. O craque vascaíno e da Seleção brasileira interceptou a bola no meio de campo, deu um lindo drible no marcador, abriu para Felipe Bastos na esquerda, que cruzou na cabeça do próprio Dedé. Mais um tento do zagueiro-artilheiro, que marcou seu terceiro gol nos dois últimos jogos.

A desvantagem desanimou de vez os botafoguenses que, se já não criavam, pararam de vez de tentar os ataques. Nem a expulsão de Rômulo, aos 31, após discutir com o juiz, ajudou.

Superior durante 80% do tempo, o Vasco conquistou mais três pontos e segue firme na briga pelo título contra o Corinthians, com os mesmos 61 pontos e com uma vitória a menos. O Botafogo, derrotado pela segunda vez consecutiva no Engenhão, estaciona nos 55 pontos e foca as atenções para continuar na zona da Libertadores.

Fulminante em 5 minutos

Cinco minutos bastaram para que o Corinthians garantisse a vitória sobre o Furacão paranaense, mantendo assim a liderança do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Corinthians sobe aos 61 pontos. Enquanto isso, o Atlético-PR se vê em situação ainda mais complicada na briga para escapar do rebaixamento e agora está quatro pontos atrás do 16° colocado.

Paulinho e Emerson marcaram primeiro para o Timão e Paulo Baier, impedido, descontou para o Furacão, já no segundo tempo.

No Pacaembu lotado, a torcida corintiana fez a festa, apesar da queda de produção do time no segundo tempo e de alguns momentos dramáticos como duas bolas na trave de Júlio Cesar. Se essas bolas entrassem, mudariam a face do jogo e o destino do campeonato.

Mais uma vez, Adriano não justificou o milionário investimento que resultou em sua contratação. O atacante entrou aos 33 minutos do segundo tempo e praticamente não tocou na bola.

Outros jogos

Na véspera, o Fluminense perdeu a chance de dormir líder ao ser derrotado pelo lanterna América-MG, por 2 a 1, em pleno Engenhão.

Também no sábado, o São Paulo respirou e continua na disputa pela participação na Libertadores de 2012, ao vencer o Avaí de Santa Catarina por 2 a 0, com dois gols de Luís Fabiano, que desencantou.

O Flamengo selou sua sorte no campeonato ao ser derrotado por 2 a 0, no Couto Pereira, para o Coritiba. Os paranaenses se impuseram com certa facilidade e dominaram a partida. O rubro-negro da Gávea luta agora desesperadamente por uma vaga na Libertadores de 2012.

O Palmeiras foi a Porto Alegre, melhorou de produção, afastou o fantasma do rebaixamento, mas ainda não foi dessa vez que conquistou um resultado positivo. Empatou com o Grêmio por 2 a 2 e completa a nona partida consecutiva sem vencer. Para o alviverde do Parque Antártica, é um segundo turno atípico, com apenas uma vitória em 15 jogos e uma posição nada confortável na tabela de classificação, o 14º lugar.

O Bahia e o Cruzeiro tiveram vitórias marcantes neste domingo. O Tricolor de Aço deixa mais distante a hipótese de rebaixamento, ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0. Os baianos ocupam agora a 13ª posição, com 42 pontos. Já o Cruzeiro respira, ao derrotar o Internacional por 1 a 0 em Sete Lagoas. Os gaúchos caem para o 10º lugar, com 51 pontos e se distanciam da zona de classificação para a Libertadores.

Já o Santos foi com o time reserva a Fortaleza e arrancou uma vitória por 3 a 2 sobre o Ceará, que se complica e está ameaçado de descenso.

Uma das sensações desta reta final do campeonato é o Figueirense de Santa Catarina, que conquistou mais uma vitória, desta vez sobre o Atlético Mineiro, por 2 a 1. Agora, com 56 pontos, os catarinenses ocupam o 4º lugar e matematicamente podem até conquistar o título. O Figueirense é forte concorrente a uma vaga na Libertadores de 2012.

Da Redação