Inácio Arruda – Refinaria inaugura novo ciclo no Ceará

Por *Inácio Arruda

O governador Cid Gomes entregará, oficialmente, o terreno para a Petrobras implantar a Refinaria Premium II. A empresa prevê que, ao entrar em operação, seu impacto econômico no Estado será de quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB). Os investimentos são estimados em até 17 bilhões de dólares – valor jamais alcançado em nossa história. Com esse empreendimento damos inicio a um novo ciclo de desenvolvimento no Ceará.

A Refinaria Premium produzirá combustíveis de elevada qualidade, principalmente óleo diesel tipo Eurov, para exportação, e QAV (querosene para aviação), nafta, GLP e bunker (óleo combustível para navios) para o mercado interno. Vai processar 300 mil barris de petróleo por dia. Cerca de 50% da produção da refinaria será de diesel. O Ceará exportará combustível.

A empresa atrairá forte investimento na cadeia produtiva de petróleo e gás. Durante a obra, serão gerados cerca de 14 mil empregos diretos e 90 mil indiretos. Engenheiros e técnicos de nível médio, principalmente nas áreas de soldagem e montagem industrial, e operários em especialidades da construção civil encontrarão trabalho. A entrada em operação deve ocorrer em 2017, quando serão criados 1.400 empregos diretos e 3 mil indiretos.

Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, “a refinaria Premium II é muito complexa, uma das maiores do mundo.” É grande o desafio e imensa a responsabilidade que se colocam para o nosso povo com esse novo fator de desenvolvimento em nossa terra.

A formação de trabalhadores especializados, com domínio das novas tecnologias, é aspecto fundamental do desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho. É a força de trabalho que cria a riqueza social, que agrega valor, que valoriza o ser humano.

A saída para o Brasil é o crescimento impulsionado pelo emprego – em especial o emprego em setores de ponta, como o caso da Refinaria Premium II que agora ganha concretude. É o resultado da saga dos setores avançados e do povo na construção de um novo rumo para o país.

* Inácio Arruda é Senador (PCdoB)
 
Fonte: O Povo