Sem categoria

PCdoB Pernambuco se une por um projeto ousado para 2012

“Quando um partido comunista, contemporâneo e revolucionário como o nosso, se afirma e cresce, isso não passa despercebido”, avaliou o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, na reunião plenária deste sábado (12), a primeira realizada pela direção eleita para dirigir o Partido em Pernambuco no biênio 2011/2013.

“A ofensiva contra o nosso Partido é um ataque ao governo Dilma. E a tática utilizada é derrubar ministros com denúncias veiculadas repetidamente pela mídia. No caso de nosso companheiro Orlando Silva, respondemos com a firmeza, a unidade e a clareza que temos de que essas denúncias não têm qualquer fundamento e que tudo não passa de uma tentativa de rebaixar o nosso Partido, que tem um patrimônio de 90 anos”.

Além da defesa do PCdoB, que mereceu a aprovação por unanimidade de uma moção de solidariedade ao ex-ministro dos Esportes (veja nota abaixo), os dirigentes comunistas debateram os efeitos da crise econômica, o cenário político e as tarefas partidárias rumo às eleições de 2012. Ao final, também elegeram a nova Comissão Política estadual, composta por 21 membros.

Na condição de presidente nacional do PCdoB em exercício, a deputada federal Luciana Santos deu as boas vindas aos camaradas eleitos para o Comitê Estadual, destacando a importância da participação nessa instância deliberativa, particularmente agora em que o Partido pretende apresentar um ousado projeto eleitoral, nacionalmente e em âmbito estadual. “Precisamos estar bem afinados para esse desafio”, alertou.

Na opinião da deputada, fora do período da ditadura, em que muitos dos militantes do PCdoB tombaram, esse foi o maior ataque sofrido pelo Partido. “Acabamos de assistir ao inconformismo das forças de direita que tentam desqualificar sistematicamente os êxitos alcançados a partir do governo Lula batendo o carimbo da corrupção”, disse Luciana, para em seguida chamar a atenção para o debate do marco regulatório das comunicações: “é preciso entender a dimensão do ataque que estamos sofrendo para buscar outro modelo de comunicação para o país. Salta aos olhos a necessidade de discutir a reforma dos meios de comunicação.”

Para o deputado estadual Luciano Siqueira, há sinais de que a campanha presidencial da direita já começou. “A Rede Globo escolheu Aécio Neves como o seu candidato. Se ele tropeçar, poderá ser substituído, mas a campanha tem um conteúdo essencial, que é reviver o udenismo, a UDN contra Juscelino Kubitschek. Eles não têm uma proposta alternativa aos rumos que o Brasil está trilhando, então criam um ambiente na sociedade destinado a levar o eleitor médio a considerar que com a esquerda não dá mais”, disse. Em relação à crise global que atualmente concentra seus efeitos na Europa e nos Estados Unidos, o deputado acredita que todas as medidas anunciadas até agora representam uma grave perda de direitos e o massacre dos trabalhadores. E isso poderá resultar no aguçamento, em uma proporção enorme, da contradição entre capital e trabalho nesses países.

Luciano também destacou a necessidade do Partido se voltar mais atentamente para a luta dos trabalhadores neste momento em que grandes investimentos industriais são anunciados no estado. “Acelera-se o processo de mudança estrutural na matriz produtiva de Pernambuco. Nós temos comemorado isso, mas é preciso completar a nossa análise com um olhar atento sobre a realidade dos trabalhadores. Vem por aí uma onda de lutas operárias e populares em Pernambuco”, ressaltou.

Preparando o Partido

O Comitê Estadual vai realizar um grande ato político para o lançamento do Curso do Programa Socialista – CPS, marcado para o dia 26 de novembro, na Sociedade de Medicina de Pernambuco. O evento, que deve contar com a presença de Bernardo Jofilly, autor do roteiro do DVD e do gibi do Programa Socialista, abrirá um cronograma de formação militante. Na reunião do Comitê estadual, foi feito um apelo para que todos os dirigentes estejam engajados no esforço de atingir a meta de aplicar o curso a oito mil filiados em todo o estado, com prioridade para os chamados territórios estratégicos de atuação do Partido.

Moção de solidariedade ao camarada Orlando Silva, em defesa do PCdoB

O Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco, recém-eleito em Conferência, em sua primeira reunião plenária reafirma a unidade do Partido e manifesta irrestrita solidariedade ao camarada Orlando Silva, vítima de ataques mentirosos de setores da mídia inconformados com os êxitos do processo mudancista iniciado pelo ex-presidente Lula e continuado pela presidente Dilma.

O Brasil se insere, de forma cada vez mais soberana, num mundo marcado pela crise capitalista e pelo declínio progressivo dos países imperialistas. Ao ganhar prestígio internacional, conquistou o direito de sediar a Copa Mundial de futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Na economia, setores produtivos da sociedade são fortalecidos em detrimento justo do capital financeiro e parasitário. A infraestrutura nacional recupera-se, cresce o emprego formal e aumentam os investimentos em educação, ciência e tecnologia, saúde e em programas de inclusão social. O esporte se transformou em política pública relevante para estados e municípios e o Brasil bateu todos os recordes anteriores de êxitos nas competições esportivas mundiais.

Essas ideias e ações fazem parte das bandeiras históricas dos comunistas na luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento. Orlando e o PCdoB, que abraçam essa grande causa da nação, não se deterão diante de mais um ataque das forças reacionárias e imperialistas. Continuaremos vencendo!

Recife, 12 novembro de 2011.

Comitê Estadual do PCdoB/Pernambuco.