Indignados dos EUA: Repressão impulsiona marcha até Washington

Desde a última quinta-feira (10), integrantes do Ocupar Wall Street estão em marcha em direção a Washington, onde deverão chegar no próximo dia 23. Eles caminharão 30 quilômetros por 13 dias, levando a comunidades rurais a mensagem dos organizadores contra a desigualdade e a crise iniciada em 2008 por absoluta incompetência dos homens que manejam a economia, além de defender a criação urgente de novos empregos. A repressão ao movimento parece ter fortalecido ainda mais a marcha.

Eles estarão diante do Capitólio na véspera da reunião do Comitê Bipartidarista, que examinará a decisão de continuar com o corte de impostos iniciado pelo governo Bush. O problema é que o corte beneficia apenas os mais ricos, dentro da filosofia de Bush e seus apoiadores.

A caminhada ganhou até título próprio (Ocupar a Autopista). Eles partiram da Praça Zicotti, no sul de Manhattan, onde estão acampados desde 17 de setembro. Na primeira parada, foram até a estação de trem de Staten Island, de onde cruzaram para Nova Jersey. No local, fizeram a primeira assembléia.

A marcha vai passar por comunidades de Pensilvânia, Delaware e Maryland, terá concentrações especiais com indignados de Filadélfia e Baltimore, até chegar à Casa Branca.

Em Washington, percorrerão as ruas da cidade.

O Movimento está integrado por desempregados, profissionais, estudantes, intelectuais de diversas correntes, personalidades do meio artístico, latinos, afro-descendentes e soldados veteranos, entre outros.

E há gente que continua achando o movimento insignificante. Está chegando o ponto em que não pode mais ser ignorado.

Fonte: Blog do Mário Marcos