UEES-RJ e Ames-Rio elegem novas presidentes

Nos dias 11 e 12, ocorreu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), a Etapa Estadual da UBES no Rio de Janeiro, junto com o 2º Congresso da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ), e o 23° Congresso da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio (AMES).

Duas estudantes foram eleitas para as presidências das entidades: Mel Gomes, de 22 anos e que estuda no Colégio Estadual Amaro Cavalcante, no Largo do Machado, vai presidir a UEE-RJ. Bárbara Melo, de 17 anos, que estuda na ETE Oscar Tenório, da rede FAETEC, vai presidir a Ames-Rio. Ambas militantes da UJS.

Os congressos foram abertos por um ato político que teve como pauta principal a defesa dos 10% do PIB para a Educação. “Este é um momento decisivo para que aconteçam novas e maiores mudanças na educação, em que jovens secundaristas de todo o Brasil vão debater e aprovar resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade”, explica Yann Evanovick.

No congresso da UEES-RJ, cerca de 400 estudantes, de mais de 50 municípios de todo o estado estiveram presentes, onde participaram todas as forças políticas que compõem o movimento estudantil do Rio de Janeiro, como UJS, PSB, CNB, PSOL, PCR, MUDANÇA, PDT, DS, OUSADIA, PARA TODOS e LIBERTE.

O congresso teve ainda debates de Conjuntura, Movimento Estudantil, Ensino Técnico, Educação no Estado, Mulheres e LGBTT, onde se obteve uma ampla participação dos estudantes, colocando suas opiniões e críticas à educação e ao governo do estado do Rio.

A plenária final contou com a inscrição de três chapas: Rebele se na UBES, Levante e O Movimento Estudantil Unificado pras Mudanças no Brasil (UJS, PSB, PDT, CNB, DS, MUDANÇA, LIBERTE, PARA TODOS e OUSADIA), que teve uma grande vitória com 200 votos. A chapa Levante (PSOL) obteve cinco votos e a chapa Rebele-se na UBES, composta pelo PCR, ficou com 49 votos.

AMES

A Ames completou, em 2011, 72 anos de lutas. Para Sophia Oliveira, ex-presidente da Ames, “a entidade conseguiu ampliar sua atuação, chegando não somente em mais escolas, mas na vida dos estudantes, chegando onde há muito tempo não conseguia e ainda conquistou vitórias para os estudantes, como por exemplo o 100% SISU na UFRJ” afirmou.

Para a próxima gestão, as principais pautas e metas das lutas da gestão serão a reconquista do Passe-Livre irrestrito; a criação de meios alternativos de comunicação entre os estudantes e o movimento estudantil; estar mais presente na vida dos estudantes e ainda unificar cada vez mais todos os estudantes e as juventudes organizadas, trazendo todos para lutar junto com a AMES.

Participaram durante os dois dias de congresso Igor Bruno (Coordenador de Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro e Ex-Presidente da AMES-RIO), Igor Mayworm (Presidente da União Estadual dos Estudantes – UEE-RJ), Gabriela Venâncio (Ex-presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas – UEES-RJ), Sandra Santos (Diretora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ) Flávia Calé (Ex-presidente da UEE-RJ), Caio Bayma (presidente municipal da UJS), entre outros.