14º Festival Recife do Teatro Nacional acontece até o dia 28
A companhia paulista Hiato abre nesta quarta-feira (16), às 20h, o 14º Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN). A abertura acontece no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Publicado 17/11/2011 12:29 | Editado 04/03/2020 16:57
Na ocasião, a Cia Hiato apresentará o espetáculo O Escuro, do dramaturgo e diretor Leonardo Moreira. A peça recebeu o Prêmio Estímulo a Novos Textos de Dramaturgia, da Secretaria de Cultura de São Paulo (SP), bem como indicações ao Prêmio Shell 2010 e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro/CPT 2009. Os ingressos para a abertura do festival serão distribuídos gratuitamente a partir das 18h na bilheteria do teatro.
Com 90 minutos de duração, a peça se utiliza de uma estrutura comum na dramaturgia audiovisual: narrativas ligadas em redes, fatos convergentes e vidas transpostas. Através de estranhamentos bem-humorados, a montagem reflete sobre novas formas de percepção da realidade, perspectivas sobre o cotidiano e estratégias de comunicação entre as pessoas. Durante o FRTN, a Cia Hiato ainda apresenta as peças Cachorro Morto e O Jardim. Para conhecer mais sobre a Cia Hiato é só acessar o site www.ciahiato.com.br .
Festival de teatro
O Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN) é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O evento segue até dia 28 de novembro, com 16 espetáculos locais e nacionais e 36 apresentações distribuídas nos teatros Hermilo Borba Filho, Santa Isabel, Apolo, Luiz Mendonça, Marco Camarotti e Barreto Júnior. De acordo com a política de democratização de acesso à cultura, os ingressos para as peças serão vendidos a preço popular único no valor de R$ 5,00 nas bilheterias dos teatros. Confira a programação completa aqui. Quem quiser saber as novidades do festival pode acompanhar os perfis nas redes socais, no twitter @14frtnc e no facebook Xiv Frtn.
Este ano, o FRTN traz como tema o Desafio Convivencial e presta uma homenagem ao grupo teatral Vivencial, um marco de irreverência e transgressão nos anos 1970 e 1980. Esta será a primeira vez que o festival irá prestar homenagem a um grupo de teatro como um todo e não apenas a uma personalidade. Como acontece todos os anos, o festival lançará publicação com a história do homenageado. O livro “Transgressão em 3 atos: nos Abismos do Vivencial”, de autoria dos jornalistas Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Stella Maris, faz um resgate da história do Vivencial. O lançamento será no dia 26 de novembro, às 18h, no Espaço de Convivência do Centro Apolo-Hermilo.
A programação do festival conta ainda com as Mesas de Reflexão Modos de Criar sobre as experiências de artistas e procedimentos de dramaturgia e direção de espetáculos e os desafios do programa do Instituto Itaú Cultural que promove intercâmbio entre grupos teatrais de diferentes Estados. A primeira mesa de reflexão intitulada “Dramaturgos Encenadores”, acontece no dia 20 de novembro, das 14 às 17h, no Teatro Hermilo Borba Filho, e será formada por Francisco Carlos (SP), Leonardo Moreira (SP) e Marcio Abreu (RJ). A mediação será feita pelo jornalista e pesquisador de teatro Valmir Santos (SP), curador do festival.
SERVIÇO:
Abertura da 14ª edição da Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN)
Quarta-feira (16), às 20h
Espetáculo “Escuro”, da Cia Hiato (SP)
Entrada gratuita: ingressos distribuídos a partir das 18h na bilheteria do Teatro Luiz Mendonça.
Informações: 3355-9821
Fonte: Prefeitura do Recife