Encontro propõe novo enfoque para o debate sobre cultura na Bahia

Está tudo pronto para o Encontro Estadual de Cultura, que o Coletivo de Cultura do PCdoB e a Fundação Maurício Grabois realizam neste sábado (19/11), em Salvador. O evento acontece na Faculdade de Medicina da UFBA, no Pelourinho, a partir das 9h, e propõe um novo enfoque para o debate sobre economia e política da cultura no estado, além da inclusão da discussão sobre a relação de cultura, arte e educação. A programação inclui também apresentações artísticas e culturais.

Encontro Estadual de Cultura

“O encontro é inovador, porque entra em uma ceara pouco estudada que é a da relação cultura, arte e educação, em primeiro lugar. Em segundo lugar, aborda a economia da cultura e a pauta política da cultura com outros conteúdos poucos usuais, saindo de um tema muito recorrente que é o financiamento. Então, nós vamos discutir a economia mesmo, no sentido macro do termo”, destacou o coordenador do Coletivo de Cultura do PCdoB na Bahia, Javier Alfaya.

Durante todo o dia acontecem apresentações culturais nas áreas de teatro, música, poesia, dentre outras modalidades artísticas. A programação principal inclui três mesas de debate. A primeira, na parte da manhã, trata sobre a relação que queremos entre arte, cultura e educação. O produtor cultural Rui Cezar, o professor Sérgio Farias e o ator Antonio Godi serão os expositores e a Doutora em Arte e Educação Graça Ramos será a debatedora.

Na parte da tarde acontecem duas mesas. Uma trata sobre a relação entre arte, cultura, mercado e Estado. Os palestrantes serão o jornalista, professor e músico Messias Bandeiras; o superintendente de Promoção Cultural da Bahia, Carlos Paiva, e o diretor do Cine Glauber Rocha/Unibanco, Cláudio Marques. A outra mesa terá como tema a pauta política da Cultura e reúne o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim; a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA); a diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Juana Nunes, e o secretário de Cultura de Camaçari, Vital Vasconcelos.

Javier Alfaya destaca que o Encontro não é um evento interno do PCdoB. “É um evento organizado pelo Coletivo de Cultura e a Fundação Maurício de Grabois para debater estes temas com a sociedade. Nós mobilizamos a capital e o interior. Convidamos muito especialmente gestores de cultura, tanto gestores públicos como de empresas privadas, os produtores e entidades produtoras de cultura. Os cursos de artes das universidades, professores universitários, jornalistas das editorias de cultura e artistas de todos os segmentos. A nossa expectativa é de uma grande participação deste público”, informou.

Confira a programação completa acessando www.culturaemdebate.com.br.

De Salvador,
Eliane Costa.